AgroValor Publicidade
Agro&cultura

Ovos de chocolate, coelhos de chocolate, caixas e mais caixas de bombons de chocolate. A guloseima feita de cacau e leite é um dos pontos fortes das tradições culinárias da Páscoa, mas é o bacalhau que reina na ceia da Semana Santa cristã.

O produto é obtido através de um processo de transformação – salga e cura – a partir de alguns peixes específicos do Atlântico, como Gadus morhua (cod) – considerado o verdadeiro bacalhau –, Ling, Saithe e Zarbo. De sabor marcante, saiu da mesa da família real portuguesa, em 1808, e ganhou as panelas brasileiras nos anos seguintes. De lá pra cá, comer bacalhau virou tradição no Brasil.

Na Semana Santa, período do calendário cristão em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição, por motivos religiosos, não se come carne vermelha. O consumo de bacalhau e de outros peixes é, portanto, muito incentivado no país de maioria cristã.

Para que você aproveite um pouco dessa tradição, escolhemos uma receita feita com o produto preferido por muitos nesse período pascal, Lasanha de Bacalhau. Bom apetite!

________________________

RECEITA

Lasanha de Bacalhau

Ingredientes

- 1 embalagem de massa para lasanha pré-cozida
- 1 kg de batatas cozidas
- 500 ml creme de leite fresco
- 100 ml de azeite de oliva extra virgem
- 600 g de bacalhau dessalgado
- 1 cebola branca picada
- 8 dentes de alho
- Salsinha picada
- 350 ml vinho branco seco
- 300 g de queijo mussarela fatiado
- 300g de queijo parmesão ralado
- Tomate-cereja para decorar

Para o molho bechamel:
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 500 ml de leite gelado
- Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

Modo de preparo:

Aqueça a manteiga, frite a farinha até ficar dourado claro, acrescente o leite, mexa com um batedor sem parar para não empelotar. Tempere com o sal, a pimenta-do-reino e a noz-moscada. Reserve esse molho bechamel até a hora de utilizar. Bata no liquidificador a batata com o creme de leite e misture ao molho bechamel. Aqueça o azeite, refogue o bacalhau com a cebola, o alho, a salsinha e o vinho.

Montagem:
Em um refratário, intercale camadas de molho, a massa de lasanha, bacalhau, queijo mozarela e parmesão. Repita estes passos até acabarem os ingredientes, termine com queijo. Decore com tomate-cereja. Asse em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 20 minutos, até gratinar.

 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design