AgroValor Publicidade
Agro&cultura

Por Wecley Gomes

“Completo encantamento”. Esta é a sensação de todos aqueles que chegam à Chapada Diamantina, localizada no centro do estado da Bahia. Com uma diversidade paisagística natural de encher os olhos, é composta por grutas, cachoeiras, morros exuberantes, além de cidades coloniais que contam a saga de seu povo.

As cachoeiras fabulosas são um espetáculo à parte. Suas incríveis quedas d’água fazem da região baiana um reduto de belezas naturais que atrai turistas de várias partes do país. A região é o roteiro certo para quem busca paz e tranquilidade ou para quem está atrás de história e aventura.

A Chapada é um verdadeiro jardim sem cercas, o guardião das trilhas e flores é o próprio céu azul, que se estende como um tapete no horizonte mostrando a infinidade da beleza e até montanhas intocáveis. Por todos os trajetos, mesmo nos passeios mais curtos, pode-se admirar a imponência da fauna e flora.

Dividida em várias serras, como a do Bastião, da Mangabeira, das Almas e a Serra do Sincorá, não há como eleger uma paisagem mais bonita sem cometer injustiça, pois tamanha é a fartura de atrações e cenários naturais.

“É uma beleza singular”, afirmou Michelle Nonato, secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Lençóis (BA), ao definir as belezas do estado baiano, principalmente os encantos e os mistérios que compõe a Chapada Diamantina, e completa ressaltando a movimentação turística da região.

“É importante destacar a Chapada Diamantina como roteiro turístico no Brasil. É uma região de atrativos culturais e naturais de uma particularidade jamais encontrada em outro lugar. Hoje somos corresponsáveis pelo crescimento do turismo no Brasil, juntamente com outros lugares espalhados pelo país, principalmente aqui no Nordeste”, disse a secretária.

A charmosa Lençóis
A harmonia da natureza com a arquitetura colonial fez com que Lençóis (BA), a principal cidade da Chapada, ganhasse a simpatia imediata com seus casarões, suas ruas históricas de pedras pavimentadas pelos escravos, suas lavadeiras e o povo hospitaleiro que conversa alegremente nas calçadas. 

A diversidade cultural e o caráter cosmopolita de Lençóis se refletem em sua gastronomia, que oferece boas surpresas aos seus visitantes. A culinária tradicional está presente em pratos típicos de origem sertaneja, tropeira e garimpeira, como o feijão de corda, carne de bode, cortado de palma, batata da serra, entre outros.

“É impossível não se apaixonar por nossa mimosa Lençóis, cidade de um povo hospitaleiro, de lugares aconchegantes e agradáveis. É um lugar que vale a pena presentear com o olhar”, afirmou Michelle.

Gloriosa Rio de Contas
Rodeada por montanhas, a cidade mais antiga da Chapada Diamantina, distante 620 quilômetros da capital baiana, Rio de Contas é um dos destinos turísticos que atrai visitantes não só por conta das belezas naturais e pelas trilhas ecológicas, mas também pela memória mais bem conservada da região.  

O conjunto arquitetônico da cidade reserva aos turistas um passeio cultural marcado pela singularidade da área urbana. Entre os principais atrativos turísticos está o Pico das Almas, a Cachoeira do Fraga, o Poço das Andorinhas, os Picos do Itobira e do Barbado, a Ponte do Coronel e a Estrada Real.

Foto: Divulgação

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design