AgroValor Publicidade
Agro&cultura

Por Rafaele Esmeraldo

“Veja, sinta, ouça, deguste e toque” são as sensações provocadas nos visitantes do município de Bento Gonçalves (RS), situado na Serra Gaúcha, principal destino de enoturismo do Brasil e considerado a capital brasileira do vinho. O período de alta temporada do turismo já é encantador por si só e, durante os meses de inverno, ganha força com a realização do Bento Sensação, de 12 de junho a 16 de agosto.

O nome do evento, Bento Sensação, é lúdico porque remete às sensações que envolvem a atividade. O secretário municipal do Turismo, Gilberto Durante, relata: “Temos diversos programas que envolvem degustação de vinhos e espumantes nos hotéis e nas vinícolas, alguns em harmonização com queijos. Jantares harmonizados também estão presentes, Filó Italiano (festa em que as pessoas se reúnem para celebrar a cultura da imigração italiana), passeio de Maria-Fumaça sempre é uma boa pedida e programa de visitação nas vinícolas que mostram todo o processo de elaboração dos vinhos, espumantes e sucos de uva”.

Durante explica a importância do evento para a região: “O Bento Sensação é o nosso evento da alta temporada turística, no período de inverno com temperaturas próximas a zero grau, em que os visitantes buscam as experiências enoturísticas e gastronômicas, desfrutando da estrutura de aconchego dos hotéis e pousadas, das lareiras e da cultura italiana expressada de diversas formas”.

A estimativa é de duzentos mil visitantes. Em média, 95% do público é nacional e 5% estrangeiro. Do Brasil são: Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. De fora do país: Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Itália. A programação anual trata-se de uma construção coletiva envolvendo a Secretaria de Turismo e o trade local, especialmente as entidades do setor: Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), Bento Convention Bureau e Associações dos roteiros turísticos. A cada ano é ampliada a programação que os empreendedores também desenvolvem. Desta forma, o principal objetivo é atingido, com programas inovadores em todo o período do evento, oxigenando a programação e fidelizando o visitante.

O evento movimenta toda a cadeia econômica do município, envolvendo serviços turísticos, indústria do vinho e comércio. O gasto médio é de R$ 350,00 por pessoa diariamente, representando incremento financeiro e a geração de empregos temporários em hotéis e principalmente restaurantes. A expectativa, conforme a Secretaria Municipal do Turismo (Semtur), é que o período gere uma ocupação hoteleira de 70% nos finais de semana.  

O Bento Sensação 2015 é promovido pela prefeitura de Bento Gonçalves (RS), através da Semtur, com apoio de entidades e empreendimentos do setor. A programação completa está disponível no www.turismobento.com.br.

_______________________________

Saiba mais

O clima da cidade de Bento Gonçalves é o subtropical de altitude, sendo os meses mais frios junho e julho, com temperaturas médias mínimas de 8ºC e médias máximas de 17ºC. 

 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design