AgroValor Publicidade
Agro&cultura

A Embrapa Agroindústria Tropical, em parceria com as Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Ceará e do Rio Grande do Norte, vai executar o projeto "Implantação de quintais produtivos, captação e uso racional da água como estratégias de desenvolvimento sustentável da propriedade familiar no semiárido do nordeste brasileiro". A ação consiste em fazer com que as famílias de pequenos produtores possam obter seu sustento a partir da fabricação de doces, geleias e compotas artesanais. A matéria-prima dos produtos deverá ser originada a partir da implantação dos quintais produtivos nas propriedades.

Na fase inicial do projeto, os municípios de Quixeramobim (CE), Aracati (CE), Currais Novos (RN) e Caraúbas (RN) serão contemplados com seis quintais produtivos. "Será construído um calçadão com 200m² e uma cisterna com 52 mil litros. A ideia é que essa cisterna abasteça os quintais produtivos que vão contar com 30 fruteiras, entre elas acerola, goiaba, sapoti, caju e manga", revela o coordenador do projeto, João Bosco Cavalcante.

Juntamente com a implantação das cisternas serão realizados oito cursos de boas práticas agrícolas, oito cursos para fabricação de doces e geleias e um curso de gestão administrativa, financeira e mercadológica nas propriedades familiares. As capacitações e a construção das cisternas ocorrerão ao longo deste mês.

Fonte: Mapa
Foto/Legenda: Cisternas servirão como fonte de água para a produção das fruteiras - Arquivo Embrapa

 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design