AgroValor Publicidade
Agro&cultura

Com o crescimento acelerado do setor agropecuário e a adoção das novas tecnologias no campo, as empresas rurais exigem, cada vez mais, procedimentos diferenciados e  pessoas qualificadas para o trabalho na área. A gestão de pessoas no setor rural é hoje um dos grandes desafios para os produtores e, por isso, a Faculdade CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) está oferecendo um programa completo de cursos a distância com foco no tema.

“Estamos precisando de pessoas para gerir toda essa tecnologia que está sendo colocada no campo” – avalia Dyovanna Depolo, coordenadora de Educação a Distância da Faculdade CNA.  “Muitas funções antes manuais foram substituídas por máquinas e equipamentos. O paradoxo é que, cada vez mais, as pessoas que permanecem precisam ter mais qualificação e competência, não só para operar máquinas complexas ou interpretar números. Precisamos de gestores para ter mais capacidade de interagir, estimular, desenvolver os colaboradores rurais”.

O programa Gestão de Pessoas no Setor Rural foi estruturado a partir de uma pesquisa envolvendo produtores  de diversas regiões do país sobre os principais problemas que enfrentam na administração de pessoal.  As questões mais relevantes são abordadas em cursos específicos: Legislação Trabalhista na Prática do Campo; Relacionamento Interpessoal e Qualidade de Vida no Campo; Recrutamento, Seleção e Treinamento: Remuneração, Incentivos e Avaliação de Desempenho; Procedimentos de RH e Contabilidade na Gestão Rural. “Pela pesquisa, verificamos que os principais desafios na gestão de pessoas no campo são justamente esses” – relata Dyovanna.

Os cursos
Os cinco cursos do programa são de extensão e não exigem grau de escolaridade, abertos a todos os interessados  com idade a partir de 18 anos, sejam eles proprietários, gerentes ou arrendatários de terras, prestadores de serviços, funcionários administrativos, colaboradores ou empreendedores de outros setores. Todos são online e com duração de 30 horas-aula.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site http://bit.ly/2ctMfZy.Como os cursos são independentes pode-se fazer apenas um deles mas, para a coordenadora Dyovanna,  o pacote completo é mais interessante. “O ideal, para que se tenha o conhecimento de gestão de pessoas em todos os aspectos,  é que se faça todo o programa”.

O primeiro curso, Legislação Trabalhista na Prática do Campo, aborda  em detalhes as leis, direitos  e deveres de empregadores e trabalhadores. O segundo, Relacionamento Interpessoal e Qualidade de Vida no Campo, ensina conceitos e técnicas que garantem uma gestão eficaz de pessoas, para melhor desempenho e produtividade. O curso Recrutamento, Seleção e Treinamento mostra como o produtor pode reunir em sua propriedade um bom time de colaboradores, com diferentes habilidades, e garantir um ambiente profissional saudável.

No curso Remuneração, Incentivos e Avaliação de Desempenho o participante aprende como implantar um processo de meritocracia na empresa rural, mantendo a equipe motivada. Já no quinto e último curso do programa, Procedimentos de RH e Contabilidade na Gestão Rural, são ensinadas técnicas de recursos humanos e de contabilidade desenvolvidas especificamente para o campo.

Foto: Divulgação
 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design