AgroValor Publicidade
Agro&cultura

Por Rafaele Esmeraldo

No mês de julho, dois famosos festivais de inverno acontecem no sudeste brasileiro: na sofisticada Campos do Jordão, São Paulo, que realiza o maior e mais importante evento de música clássica da América Latina; e no charmoso distrito mineiro de Monte Verde (Camanducaia). Ambos oferecem uma programação cultural de altíssimo nível, voltada para um público exigente e formador de opinião. O festival ao sul de Minas, no entanto, se identifica mais fortemente com as raízes rurais.

Para o secretário do turismo de Camanducaia, Rubens Osís, o evento atrai mais turistas para Monte Verde, além de divulgar uma programação artística de qualidade, focada em experimentações e resgate de raízes, principalmente dos artistas da Mantiqueira. O evento proporciona atividades culturais gratuitas e workshops para crianças e adultos. Os maiores frequentadores do evento são do estado de São Paulo: Grande São Paulo, região de Campinas e do seu interior. Contudo, há presença marcante de cariocas e mineiros, além de outras procedências.

O público elege o Festival por sua itinerância e interatividade, por ser dinâmico, jovem, dialogando com o público. O curador do Festival, Tiago Mentor, afirma que para a temporada de inverno são esperados mais de duzentos mil turistas e que Monte Verde já vem se preparando desde os grandes feriados do primeiro semestre. A programação está repleta de grandes atrações, como orquestras, grupos folclóricos, workshops, jovens talentos de Monte Verde, bandas e músicos.

O presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde, Gustavo Arrais, afirma que a procura por hospedagens tem sido grande, mas ainda há vagas disponíveis. Monte Verde tem 197 hotéis e pousadas para todos os perfis de público. “Se o turista quiser desfrutar de uma das melhores pousadas do Brasil, encontra aqui. Agora, se quiser algo mais simples, onde o dono do hotel faz geleia caseira e a dona o edredom, também vai encontrar. Hotel com SPA, pousada com quartos temáticos, hotel fazenda com monitores especializados. Temos diversas opções com preços que cabem em todos os bolsos. Os preços para pacotes de dois dias podem variar de R$ 360 a R$ 1,800. Aconselhamos sempre dar preferência a hotéis e pousadas que receberam o selo de qualidade da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde”, ressalta Arrais.

O Festival de Inverno de Monte Verde 2015 contará com mais de dezoito atrações durante o mês. O visitante, além de curtir as baixas temperaturas, poderá apreciar o melhor da gastronomia, paisagem local e a famosa hospitalidade mineira. Vale dizer que a infraestrutura do evento garantirá um espaço de muita segurança, conforto e lazer aos visitantes.

O Festival de Inverno de Monte Verde teve início em 2013. É realizado na avenida Monte Verde, no palco principal e em espaços espalhados pela via. O distrito de Monte Verde fica situado no município de Camanducaia, em Minas Gerais, a 160 km da capital paulista. De Belo Horizonte, dista cerca de 450 km.

_________________________________

Serviço

3º Festival de Inverno de Monte Verde
Camanducaia (MG)
De 4 a 25 de julho
Entrada gratuita
Hospedagem: www.monteverde.org.br/vagas

_________________________________

Programação

04/07 – Orquestra Filarmônica Melhoramentos Caieiras; Grupo Tarkšķi
05/07 – Workshop de música e dança com Grupo Tarkšķi
09/07 – Apresentação de dança da ABMV e Violinos de Monte Verde
11/07 – Orquestra de Violas, Grupo Ponteio; Banda de gaita de foles Brasil Calidônia
12/07 – Oficina de artes com Paula Bars “Vasos Anti-Dengue com Garrafa Pet”
18/07 – Sanfoneiro Chico Ceará; Mari Salvaterra e Banda
19/07 – Oficina ‘Pintura com Terra’ com Tiago Mentor
25/07 – Banda da PM de Minas Gerais; Francis Rosa

Foto: Ricardo Cozzo

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design