AgroValor Publicidade
Agro&cultura

por Wescley Gomes

Brincar é, sem dúvida, um excelente modo de as crianças vivenciarem experiências diversas para os mais diferentes propósitos. Um deles é a aquisição de conhecimento. Saber que o leite não “nasce” na gôndola do supermercado e que a carne não “nasce” no frigorífico, por exemplo.

Pensando nisso, a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) juntou-se a uma desenvolvedora de softwares e aplicativos educativos para criar uma linha de jogos infantis eletrônicos, intitulada ‘Zebu Games’, visando promover a educação de crianças e adolescentes, de maneira lúdica, trazendo-os para mais perto do campo ou vice-versa.

Para o idealizador do projeto, Cristiano Botelho, o dinamismo do aplicativo é uma maneira de expressar o sentido real do conhecimento lúdico e interação das pessoas com o campo, e ao mesmo tempo, difundir novos hábitos alimentares e culturais. “Nossa ideia é fazer com que as crianças e os adolescentes aprendam brincando e que neste brincar educativo, eles desenvolvam sua criatividade, percepção, memória, raciocínio, e principalmente, conheça todo o processo e etapas de como a carne bovina chega até as suas casas e quais tipos de proteínas elas estão consumindo”, afirma Botelho, complementando que o projeto também surge como “uma forma de dar uma maior visibilidade ao agronegócio, pois temos muito a aprender com o campo, muitas de nossas práticas cotidianas possuem origens rurais”, lembrou.

Com os jogos educativos, a ABCZ visa abordar todos os principais passos da produção de alimentos de origem bovina, que vai desde a preparação da fazenda para a criação do gado, passando pelo conhecimento sobre as mais distintas raças, até a compra da carne pelo consumidor e a preparação de receitas. “Mostrar às gerações presentes e futuras de maneira educativa, fácil e prazerosa o quão importante é o Zebu para o Brasil. E hoje, tudo está caminhando ao rumo certo. Chegamos à marca de 10 milhões de acessos ao conteúdo do nosso aplicativo em um ano e meio no ar”, afirma Juan Lebron, superintendente de marketing da ABCZ.

FASES

A linha Zebu Games é composta de cinco fases: Casa de Carne; Criando Zebu; Zebu na Cozinha; Zebu na sua Casa; e Zebuzim. Em cada uma delas os usuários poderão se deparar com as mais diversas informações que ajudarão a conhecer melhor os processamentos bovinos do agronegócio brasileiro.

A primeira fase estimula o raciocínio matemático com as quatro operações para calcular o valor e separar as notas de dinheiro. A segunda se baseia em pequenos textos informativos sobre a criação e comercialização de gado Zebu, motivando a leitura e a interpretação de texto. Na seguinte, as crianças poderão brincar e montar seus pratos, enquanto aprendem receitas nutritivas. Na quarta fase, os jogadores poderão conhecer a origem de muitos produtos feitos com carne bovina e todos os produtos ligados à pecuária. E na última fase, os pequenos utilizam jogos de quebra-cabeças para conhecer as características das raças zebuínas: Nelore, Tabapuã, Brahman, Gir, Guzerá, Sindi, Indubrasil e Kangayam.

Fases / Público-alvo (Zebu Games*)

Casa de Carne – Crianças da 1ª à 3ª série
Criando Zebu – Crianças da 3ª à 5ª série
Zebu na Cozinha – Crianças de 2ª e 3ª séries
Zebu na Sua Casa – Crianças da 2ª à 4ª série
Zebuzim -– Crianças da 1ª à 3ª série
*Jogos online e aplicativos para Android e iOS

Fotos: Divulgação

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design