AgroValor Publicidade
Agro&cultura

por Wescley Gomes

Cercada por uma natureza deslumbrante, rica em fauna e flora, nascentes de águas cristalinas e inúmeras cachoeiras abertas a visitações, com ótima infraestrutura, como banheiros, restaurantes, lojas de artesanato, Pirenópolis é  uma cidade com arquitetura colonial irretocável e viva pela história de seu povo, a apenas 130 km de Brasília.

Quem caminha pelas ruas da pequena e simpática cidade logo se encanta com seus casarões, ruas e igrejas, que até hoje conservam suas características originais. É uma viagem ao tempo contada com riquezas de detalhes e originalidade.    

Carnaval

Quando chega essa época do ano, em que grande parte dos brasileiros vai às ruas com suas fantasias para festejar o Carnaval, Pirenópolis vira destino de muitos turistas, desde aqueles que buscam reviver os carnavais com bailes à moda antiga, ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas e concurso de fantasias, até aqueles que anseiam um lugar de tranquilidade e sossego, longe da agitação dos grandes centros urbanos.

Natureza

Para quem se identifica com a segunda opção, pode aproveitar o contato direto com a natureza.

Nos arredores da cidade encontram-se muitas opções para o ecoturismo, com trilhas, passeios a cavalo embalados pelo canto dos pássaros, mergulho nas revigorantes cachoeiras, além das agradáveis hospedagens nas pousadas da região. Ao fim do dia, o visitante ainda poderá se encantar com um espetáculo do pôr do sol por entre as montanhas e cerrados.

Para Silvana Guimarães, uma das proprietárias da Pousada Cavaleiro dos Pireneus, construída no alto de um vale e cercada por belos jardins, localizada a apenas 3 km do centro histórico da cidade, aliar campo e cidade é algo raro de se ver, principalmente quando se trata de cidades com potenciais turísticos, como é o caso de Piri.

“Nossa região é um lugar de refúgio, e aqui em nossa pousada buscamos manter essa harmonia do homem e do campo. Nosso intuito é aliar a tranquilidade do campo às opções de lazer que a região oferece”, afirma Silvana.

As inúmeras cachoeiras ao redor da cidade são uma grande atração turística. Algumas delas são enormes e espetaculares, enquanto outras formam belos lagos, com faixas de areia para banhistas. Entre as reservas naturais, as mais conhecidas são o Santuário Vagafogo, as Cachoeiras Santa Maria e Lázaro, do Abade, do Rosário, dos Dragões e o Parque Estadual Serra dos Pireneus.

“É impossível alguém vir a Pirenópolis e não retornar. Nosso povo é hospitaleiro, temos estruturas adequadas para acomodar os visitantes de várias partes do mundo e, o principal, temos uma natureza que dialoga continuamente com o homem, proporcionando toda essa arquitetura natural que podemos apreciar”, declara Silvana.

Fotos: Divulgação

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design