AgroValor Publicidade
Agro&cultura

por Rafaele Esmeraldo

A cidade de Camocim, o mais distante dos municípios do litoral oeste do Ceará, fica localizada a 360 km de Fortaleza. Suas belas praias, sua deliciosa culinária e suas festas tradicionais lhe conferem forte potencial histórico e turístico.

Durante o ano inteiro, turistas de vários estados brasileiros, em especial da Região Nordeste, juntam-se aos visitantes estrangeiros, em sua grande maioria, europeus, principalmente da Itália.

Maceió, Xavier, Barra dos Remédios, Barreiras, Tatajuba, Lagoa da Torta e Lago Seco são algumas das praias mais procuradas. Os eventos tradicionais anuais também são bastante prestigiados, como a Festa do Bom Jesus dos Navegantes, Festival de Quadrilhas, Procissão Marítima de São Pedro e Regatas de Canoas.

De acordo com a secretária do turismo de Camocim, Elda Aguiar, vários são os projetos contemplados no Plano Plurianual do setor para transformar a infraestrutura, a área institucional e comportamental da cidade, frente ao desenvolvimento turístico local. “Recebemos vários tipos de turistas aqui. Nos grandes eventos, a cidade recebe turistas que vêm pelo lazer momentâneo. Já nos finais de semana, recebemos turistas que vêm em busca de praia, sol, boa culinária e passeios junto à natureza. No dia a dia, nossas hospedagens recebem os que vêm a trabalho, como os representantes comerciais, que, posteriormente, costumam voltar com Comenda Pinto Martins O aviador Euclides Pinto Martins é o filho mais ilustre de Camocim. Autor do voo pioneiro de Nova Iorque ao Rio de Janeiro, em 1922, teve seu nome imortalizado no Aeroporto Internacional de Fortaleza e na comenda que é tradicionalmente entregue a personalidades camocinenses durante as comemorações do dia do município, em 29 de setembro. suas famílias”, afirma Elda.

A administração municipal garante que vem investindo no turismo, como a modernização da rodoviária, a recuperação da orla marítima, a construção de um píer, o asfaltamento das principais ruas da cidade e da estrada de acesso à Praia do Maceió, a reforma do mercado público, a construção de um monumento na entrada da cidade, e a recuperação das vias de acesso aos pontos turísticos da região.

Os pontos mais visitados são o Mercado Central e o comércio de artesanato. Prédios históricos atraem pela beleza arquitetônica: Agência dos Correios, Associação Comercial, edifício sede da Maçonaria, Praça do Coreto, Academia Camocinense de Ciências e Letras, Igreja Matriz e a Antiga Estação Ferroviária.

Outras atrações contemplam um passeio de barco motorizado pelo Rio Coreaú, com parada no habitat natural de cavalos-marinhos, e uma esticada à internacionalmente famosa Praia de Jericoacoara, no município vizinho. Vale ressaltar que a prática do windsurf é muito popular na região. O entorno das praias e lagos, formado por dunas e costeiro, tem relevo propício para a prática de esportes náuticos. Com águas calmas, mornas e rasas, os banhistas também são bastante favorecidos.

Comenda Pinto Martins
O aviador Euclides Pinto Martins é o filho mais ilustre de Camocim. Autor do voo pioneiro de Nova Iorque ao Rio de Janeiro, em 1922, teve seu nome imortalizado no Aeroporto Internacional de Fortaleza e na comenda que é tradicionalmente entregue a personalidades camocinenses durante as comemorações do dia do município, em 29 de setembro.

Foto: Divulgação

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design