AgroValor Publicidade
Agro&cultura

Há dúvidas sobre a origem da inspiração do nosso quindim, aquele famoso doce bem doce e amarelo, cujo ingrediente principal é a gema do ovo, e que faz a alegria de muitos. Alguns defendem ser de origem africana, outros portuguesa.

Sabe-se que em Portugal existe um doce chamado brisa-do-lis, que é feito à base de gema de ovo, açúcar e amêndoas, ou seja, apenas substituindo as amêndoas pelo coco da nossa receita original brasileira. De acordo com a história, este doce foi criado em um convento. As freiras utilizavam claras de ovos para engomar roupas, e por conta disso, sobravam muitas gemas. Para não haver desperdício, transformavam tudo nessa maravilha. Todavia, o termo ‘quindim’ é de origem africana, e significaria encanto, dengo.

O doce fica uma delícia tanto nas porções individuais, quanto nos pratos maiores, conhecidos como quindão. E, nesta receita, especialmente, substituímos o ovo de granja tradicional pelo saudável e saboroso ovo caipira natural.

MINHA RECEITA | Quindim

INGREDIENTES

•    12 gemas de ovos caipiras naturais
•    450 g de açúcar
•    1 colher de sopa de manteiga
•    1 coco ralado
•    gotas de limão para a calda

MODO DE PREPARO

1. Rale o coco e não retire o leite;
2. Coloque o açúcar em uma panela com um pouco de água e umas gotas de limão e leve ao fogo para obter uma calda grossa*;
3. Passe as gemas dos ovos caipiras por uma peneira para retirar a película da gema**;
4. Deixe esfriar a calda e junte as gemas caipiras peneiradas, o coco ralado e a manteiga, mexendo bastante;
5. Despeje em forminhas untadas com manteiga e leve ao forno quente, em banho-maria, para assar.
* Faça uma calda de açúcar em ponto de bala mole. Pegue um copo com água, e com uma colher deixe cair algumas gotas da calda, ela deve descer como gotas. 
** Não utilize peneira de metal.

Foto: Divulgação

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design