AgroValor Publicidade
Agrojovem

Por Cláudio Thiago Ávila Menezes*
 

Chegamos ao final da 26 edição da Agrishow. E, em minha 11ª participação, participei como visitante, expositor de máquinas agrícolas, como trader de commodities, como palestrante, como produtor rural e agora como investidor em tecnologias para agricultura.

Já visitei centenas de feiras pelo mundo, mas a Agrishow é diferente e talvez isso aconteça por não ter sido criada através de uma empresa de feiras e eventos, mas sim entre empreendedores do Agro brasileiro - fabricantes de máquinas, agricultores, entidades, etc.

O próprio nome da feira foi uma ideia do Sr. Celso Luís Casale, proprietário de uma tradicional fabricante de máquinas agrícolas. 

É por essa genética que a Agrishow é reflexo direto do espírito empreendedor do agricultor brasileiro - desbravador, trabalhador e inovador.

E quem é o agricultor da moderna e inovadora agricultura no Brasil?

Nossa crescente população, as novas demandas de mercado, e a pesquisa e desenvolvimento de inovações tecnológicas têm contribuído para um processo dinâmico de mudanças na agricultura. Os reflexos desse processo são diversos e não se restringem a aspectos diretamente relativos a produtividade e cadeia de produtos, mas também às pessoas que estão por trás do agronegócio. Afinal, o mais valioso recurso do Agro é o produtor rural. 

A “Pesquisa Hábitos do Produtor Rural”, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), nos dá uma ideia sobre quem são os produtores e produtoras do Agro. Tivemos diversos resultados interessantes. 

Dentre eles está o perfil de quem está por trás da tomada das decisões importantes que levam à alta produtividade: jovens de 26 a 35 anos de idade correspondem a 21% desse contingente, juntamente com agricultores de 51 a 60 anos (também 21%), seguidos por aqueles com mais de 60 anos (18%). Esses números mostram uma boa colocação da população jovem nas atividades do setor, o que provavelmente foi favorecido por oportunidades antes não existentes. A ciência de dados, o ambiente de inovação e startups, inteligência artificial... tudo isso é favorável à força de trabalho jovem, já bem habituada com esses contextos, e preparada para contribuir na busca de soluções digitais, dentro e fora da agricultura.

Um outro dado foi relativo à presença da mulher nas propriedades rurais: 33% do comando dessas propriedades está nas mãos delas. Além disso, 62% dos respondentes considera o papel das mulheres como sendo muito importante; ainda, 19% consideram vital o envolvimento de mulheres no campo. Para o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Vergílio Frederico Perius, “o Agro hoje é tecnologia, inovação e inteligência; não é mais braço forte, como antigamente. Por isso a juventude está ficando no campo e a mulher está sendo valorizada. A família toda está sendo muito valorizada”.

Convém lembrar que, naturalmente, muito do trabalho que promove a agricultura moderna no Brasil e no mundo passou a ser conduzido fora do campo. Desenvolvedores de softwares e dispositivos de agricultura de precisão, assim como as empresas que atuam no armazenamento e processamento de dados, podem operar longe da lavoura, com a mão de obra de jovens e mulheres, e ainda assim gerar grande valor para produtores em todo o mundo.

O agricultor da atualidade está mudando e isso continuará acontecendo cada vez mais. A partir de mais estudos e informação iremos conhecê-lo melhor, entender suas necessidades e trabalhar colaborativamente para um futuro de uma agricultura mais sustentável, diversificada e moderna.

Estou muito honrado com o convite para escrever nessa coluna. 

Aqui abordaremos diversos assuntos fundamentais para o jovem envolvido com o Agro. 


* Cláudio Thiago Ávila Menezes é investidor em Agrotechs Industrial Ventures e diretor executivo da CBC Agronegócios.
www.linkedin.com/in/ctam

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
WSete Design
Av. Desembargador Moreira, 2001, SL 307 Fortaleza/CE
CEP 60.170-001
Central de Relacionamento
AgroValor contato@agrovalor.com.br
Copyright © 2006-2019
WSete Design