AgroValor Publicidade
Agropecuária

A Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos (Avesui) é considerada o maior evento da América Latina dos setores de aves, suínos e ovos. Este ano traz como tema “Transformar, uma forma inteligente de produzir”. Aliado a esse conceito, o projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) compõe a programação para mostrar aos suinocultores maneiras rentáveis e sustentáveis de reaproveitamento dos dejetos animais por meio da produção de biofertilizantes e da geração de energia oriunda do biogás produzido nas propriedades.

O objetivo do Fórum é sensibilizar os envolvidos na cadeia suinícola para o uso de tecnologias redutoras de emissão de carbono, agregando maior sustentabilidade às atividades e tornando a carne suína um modelo a ser seguido por outras cadeias de produção de proteína animal. O reaproveitamento dos resíduos dos animais mitiga os impactos ambientais, aumenta a oferta de energia e biofertilizantes e reduz os custos de produção.

Os consultores do MAPA contratados para o projeto levantaram modelos de tratamento de dejetos na suinocultura, seguidos da avaliação econômica de cada um deles, e o resultado dessa pesquisa está sendo propagado nos fóruns. Essa será a sexta edição do evento, que já passou por Marechal Candido Rondon (PR), Belo Horizonte (MG), Rio Verde (GO), Concórdia (SC) e Lucas do Rio Verde (MT).

O Fórum é uma ação do projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, coordenado pelo Mapa com o apoio da Embrapa Suínos e Aves, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). 

“O aproveitamento econômico dos resíduos na produção de suínos é muito importante. Hoje existem tecnologias que permitem total economia no uso de fertilizantes, além da transformação dos efluentes em energia térmica e elétrica. Atualmente o Brasil disputa com os maiores países em termos de tecnologia e, entre as áreas que precisamos avançar, estão a de sustentabilidade e de bem-estar animal”, destaca o consultor do Mapa, Fabiano Coser. 

Fórum Sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono e Bem-Estar Animal

Programação:
09:00   Plano ABC e o Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono - Sidney Medeiros (Fiscal Federal Agropecuário do Mapa)
09:45   Tecnologias de Produção Mais Limpa na Suinocultura Brasileira - Dr. Cleandro Pazinato Dias (Consultor do Mapa)
11:00   Viabilidade Econômica e Geração de Renda a partir de Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono na Produção de Suínos - Dr. Fabiano Coser (Consultor MAPA)
11:45   Oportunidades de Financiamento e Linhas de Crédito para Tecnologias deBaixa Emissão de Carbono - Sr. Rossimar Malcorra Allebrand (Banco do Brasil)
12:30   Bem-estar Animal: A Suinocultura Atenta ao Futuro - Sr. Iuri Machado (Médico veterinário e Consultor da Integrall)

Serviço
O que: Fórum Sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono e Bem-Estar Animal
Onde: Avesui 2016 – Florianópolis/SC
Data do Fórum: 04 de maio de 2016
Horário: 09h às 12h30

 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design