AgroValor Publicidade
Agropecuária

A dificuldade do combate ao carrapato no Rio Grande do Sul será o tema do V Fórum Internacional de Responsabilidade Técnica e Sanidade na Produção Animal, promovido pela Comissão de Sanidade Agropecuária o Conselho Regional de Medicina Veterinária, em parceria com a Sovergs, durante a Expointer. O evento, programado para 1º de setembro das 14h às 17h, abordará a resistência dos parasitas encontrados no Rio Grande do Sul para os principais acaricidas existentes no mercado, além da experiência uruguaia no seu controle e a criação do Grupo Técnico que está debruçado sobre esta temática com o objetivo de contribuir para a maior informação e conscientização dos produtores. O tema foi escolhido para o Fórum pela preocupação que vem provocando em todo o setor produtivo, explica o vice-presidente do CRMV-RS e coordenador do Fórum, José Arthur Martins.

O carrapato é responsável pela transmissão da Tristeza Parasitária Bovina, e de outras doenças e provoca, anualmente, prejuízos de mais de R$ 350 milhões aos pecuaristas gaúchos. “O carrapato e as doenças que ele transmite têm sido uma grande dor de cabeça para o setor produtivo. O gado europeu é mais suscetível ao problema, ao contrário dos zebuínos”, afirma Martins.

Programação do V Fórum Interacional de Reponsabilidade Técnica e Sanidade na Produção Animal

14h – Abertura
14h15 – Médico Veterinário João Carlos Gonzáles (UFRGS)  e Médico Veterinário Ivo Kohek Jr (Seapi): “Apresentação do GT do Carrapato/TPB”
15h – Médico Veterinário Ulises Cuore (Ministério da Agricultura e Pecuária do Uruguai): “A experiência uruguaia no combate ao carrapato”
16h – Médico Veterinário Endrigo Pradel  (Seapi): “A multirresistência do carrapato bovino aos acaricidas - Projeto Piloto da Seapi”
17h – Discussão e encerramento

 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design