AgroValor Publicidade
Agropecuária

É estatisticamente comprovado que cerca de 80% dos acidentes de trabalho ocorrem por ações descuidadas do próprio trabalhador. Essa estatística também é válida quando nos referimos às propriedades rurais. Atualmente, até mesmo por questões jurídicas, todos os equipamentos e ferramentas para manuseio, transporte e utilização no campo vêm com rígidas indicações de uso e cuidados, porém, ainda lidamos com acidentes corriqueiramente.

Para ajudar os produtores rurais nessa importante missão, algumas dicas são essenciais. Um dos maiores riscos nas propriedades rurais está associado à falta de proteção de partes móveis em maquinários, o que pode provocar acidentes graves. Partes móveis de máquinas e implementos agrícolas desprotegidas podem entrar em contato com várias partes do corpo, incluindo a roupa e o cabelo, o que, na maioria das vezes, causa acidentes fatais. É importante lembrar que as proteções, dispositivos e sistemas de segurança estão previstos na Norma Regulamentadora 31 - Segurança e saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura – e na NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e estes devem integrar as máquinas e implementos desde a sua fabricação, não podendo ser considerados itens opcionais.

Os conhecidos “big bags”, comumente encontrados nas propriedades rurais, quando armazenados e manuseados de maneira incorreta, apresentam risco de queda sobre os trabalhadores – o que pode ser fatal, já que alguns possuem capacidade de até uma tonelada e meia. Algumas medidas simples podem minimizar significativamente os riscos, como levantar os big bags sempre pelas quatro alças – garantindo a distribuição do peso na movimentação. No caso de fertilizantes, ao realizar o empilhamento dos mesmos, utilize sempre a forma piramidal para evitar desmoronamentos e não ultrapasse o limite de dois big bags, o que evita também a compactação do produto. Para realizar a abertura dos big bags descartáveis, já existem no mercado ferramentas de corte com lâmina oculta. Além disso, o trabalhador nunca deve realizar qualquer atividade ou permanecer em baixo de um big bag enquanto o mesmo estiver suspenso.

Outros cuidados gerais também são importantes para evitar acidentes numa propriedade rural. No caso da armazenagem de produtos, produtos químicos nunca devem ser mantidos num mesmo galpão que alimentos, rações ou remédios, por exemplo. Além disso, os trabalhadores devem estar sempre munidos dos devidos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ao realizarem suas atividades, a fim de minimizar possíveis riscos. Vale lembrar que alguns insumos possuem uma Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico (FISPQ), na qual constam alguns dados sobre armazenamento, controle de vazamento/derramamento, medidas de primeiros socorros, combate a incêndios e outros esclarecimentos relevantes. Em caso de acidente, o atendimento médico pode não ser tão rápido quanto o esperado, e o conhecimento de prevenção e instruções pode fazer a diferença.

Dar atenção ao tema da segurança no trabalho, significa garantir o bom funcionamento dos negócios e da produção, e o mais importante, a valorização de vidas humanas. A melhor maneira de incentivar a atenção às normas de segurança é por meio da realização de treinamentos frequentes de conscientização junto aos trabalhadores, despertando uma cultura de prevenção, na qual cada um é responsável pela segurança de todos.
 

(FONTE: EDELMAN SIGNIFICA)

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design