AgroValor Publicidade
Agropecuária

A maior fazenda vertical do mundo está sendo construída em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Vertical? Cidade? Isso mesmo. No projeto desenvolvido pela empresa AeroFarms, as plantas são cultivadas e colhidas sem a necessidade de sol e solo, utilizando imensas torres com bandejas aeropônicas iluminadas por lâmpadas LED, ou seja, elas serão suspensas no ar e apoiadas pelo colo das raízes.

O objetivo é produzir cerca de um milhão de quilos de verduras e ervas durante um ano para ser vendido em supermercados e restaurantes locais de Nova Jersey e Nova York. Através do escalonamento de 22 safras ao ano, o objetivo é produzir mais de 250 variedades de plantas. Outros sistemas semelhantes já foram implementados em Vancouver, no Canadá, Singapura, Panamá, Reino Unido e em outras cidades norte-americanas. Em Nova Jersey, assim que o projeto estiver concluído, com 6,4 mil metros quadrados e 9 metros de altura, será o maior do mundo.

Segundo a AeroFarms, a tecnologia empregada promete ser 75 vezes mais produtiva do que as plantações ao ar livre. Além disso, por estar no interior de um prédio, não é necessário o uso de pesticidas ou herbicidas. Outro benefício seria a redução do uso de água, utilizando 95% menos de água no cultivo. Elas recebem nutrientes através de uma nuvem de gotículas nas raízes, ao invés de serem mergulhadas em água.

Em entrevista à TV local, o CEO da empresa, David Rosenberg, explica que a missão da empresa é construir fazendas em diversas cidades do mundo para que as pessoas tenham acesso à comida fresca, saudável e altamente nutritiva. “É um negócio difícil, mas veio para ficar e vai causar cada vez mais impacto”, afirma.

O sofisticado sistema de controle do clima corta o ciclo de crescimento pela metade, desta maneira as plantas podem ser cultivadas todo o ano, mas com um impacto muito menor para o meio ambiente. As especializadas lâmpadas de LED permitem que a empresa controle o tamanho, forma, textura, cor, sabor e os nutrientes das verduras e ervas que crescem no sistema.

Fonte: Gazeta do Povo
Foto: Divulgação

 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design