AgroValor Publicidade
Agropecuária

A Cabanha Interlagos, em Valinhos (SP), sediou, no último sábado, dia 30, o 1º Curso de Capacitação dos Criadores das Raças Dorper e White Dorper. A atividade foi ministrada por Hendri Van Wyk Jr., do criatório Nuwerust Dorperstud (África do Sul), jurado e melhor criador Dorper do Mundial de 2014 da raça, realizado da África do Sul. Em sua palestra, Hendri abordou os conceitos básicos que devem ser conhecidos por criadores de elite, ideais de morfologia, pontos analisados em um julgamento, “linhas de sangue” dentro do rebanho e sua importância, entre outras peculiaridades da criação de ovinos dorper.

Estiveram presentes cerca de 50 pessoas, entre criadores, administradores e funcionários de criatórios dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás. Conforme Daniel Cipolletta, zootecnista da Cabanha Interlagos, a grande maioria dos participantes externou sua satisfação com a atividade e as informações repassadas.

“Até os mais experientes aprenderam coisas novas”, ressalta Daniel. “O que o palestrante disse no curso nunca nenhum outro criador ou palestrante que veio da África do Sul disse. Não foi um curso com interesses comerciais, nem para confundir nenhum criador. Ele só quis ajudar os criadores nacionais a encontrarem o caminho correto de trabalho e seleção genética, tentando evitar erros básicos, para que o Brasil venha a ser no futuro uma referência em genética de Dorper e White Dorper, podendo então exportar a sua genética para a América e outros continentes.”

Alguns criadores, inclusive, mostraram interesse em dar seguimento aos cursos de capacitação. Outubro, mês da Nacional 2015 do Dorper e White Dorper, seria o período cogitado para a nova edição do evento.

Fonte: Grupo Futura.rs

 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design