AgroValor Publicidade
Agropecuária

A matriz Gir Leiteiro, Alma Viva FZLM, da Lumiar Agropecuária (Brasília/DF), do criador Pedro Passos, bateu o recorde de produção em 81 anos de ExpoZebu e superou o recorde mundial de produção de leite da raça zebuína Gir Leiteiro. Com uma produção média diária, em três ordenhas, de 71,130 quilos de leite, Alma Viva, quebrou o recorde anterior de 70,593 quilos, que pertencia à vaca Ampola FIV.


Genética de ponta
Além do recorde de produção na exposição, Alma Viva faturou os prêmios de Reservada Grande Campeã de Pista e Melhor Úbere Adulto da Expozebu 2015. A vaca, de cinco anos de idade é prova e reflete a importância dos programas de melhoramento genético da raça Gir Leiteiro, coordenados pela ABCZ, ABCGil e Embrapa Gado de Leite.

O proprietário do animal, Pedro Passos, afirma que tem buscado uma genética focada no leite e no manejo adequado, tanto na alimentação como no conforto animal.

No torneio, Alma Viva concorreu com 34 animais da raça Gir Leiteiro. A vaca ganhadora é aquela que obtém a maior média diária do torneio leiteiro, realizado por meio três ordenhas diárias, durante três dias.

Histórico de sucesso
A vaca Gir Leiteiro Alma Viva tem uma história de sucesso, em sua primeira lactação real, a doadora alcançou 14.084,62 quilos, em 365 dias. Comprovando assim, a força de sua ascendência que tem na linha alta Jaguar do Gavião e traz na baixa a grande Canastra TE Kubera. Portanto neta de C.A. Sansão e Ovação de Brasília, mostrando todo seu potencial e confiabilidade para se tornar uma das principais doadoras da raça.

Na MegaLeite 2013, ela levou os troféus de Campeã Vaca Jovem Torneio Leiteiro e Melhor Úbere Jovem. Ainda naquele ano, Alma Viva foi a Reservada Campeã Vaca Jovem da Expozebu 2013. 

Foto e Fonte: Jornalismo Berrante
 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design