AgroValor Publicidade
Agropecuária

Por Estela Facchin

Enquanto o sangue chileno segue rumo à escassez no plantel brasileiro de cavalos crioulos, devido à proibição de importar animais daquele país desde 2011, alguns criatórios ainda contam com um banco consistente da genética que revolucionou a criação nacional da raça, desde a década de 70. É o caso da Estância Aurora, de Uruguaiana (RS), que nesta quarta-feira, dia 20, promove o VI Remate Virtual Crioulos Fronteiriços, onde coloca à venda descendentes do reprodutor Santa Teresa Ambicioso, trazido para o Brasil em 2005.

Serão disponibilizados seis filhos (cinco fêmeas e um macho) do garanhão que sagrou-se oito vezes campeão de morfologia no Chile, sendo o melhor exemplar da raça em quatro ocasiões. Ambicioso, hoje incluído no Registro de Mérito da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), é um dos principais reprodutores do criatório de Fernando Fabrício de Faria Corrêa e filhos:

– Ele imprime uma característica muito buscada na raça, que é a mansidão. O temperamento transmitido aos filhos é sensacional, são animais muito fáceis de serem domados. Além disso, o cavalo tem se mostrado ainda um excelente avô materno – destaca o promotor do leilão.

A fêmea Imbira Cimarron é um dos exemplos. A filha de Tan Tan Cimarron em mãe Santa Teresa Ambicioso está entre os destaques da oferta. Também chamam a atenção três produtos de AS Malke Sedutor-TE, grande campeão da Expointer e da FICCC, entre eles o primeiro lote: AS Malke Balconero. Serão ao todo 38 animais, entre garanhões domados e confirmados, aptos a disputar provas funcionais, potrancas, éguas domadas e de cria.

O VI Remate Virtual Crioulos Fronteiriços conta com a participação de outras seis cabanhas, todas da região da Fronteira Oeste gaúcha: Malke, Pedregulho, Nova Aurora, Nova Palmira, Dom Dê e El Entrevero. Esta última será responsável pela venda de animais toveiros – resultado do cruzamento entre as pelagens tobiana e oveira.

A comercialização, a cargo da Trajano Silva Remates, será em 50 parcelas ou com 30% de desconto à vista. Haverá frete subsidiado para carga fechada de 12 animais, partindo de Uruguaiana até o Sindicato Rural de Guaíba (RS), pela BR-290. O leilão está marcado para o dia 20 de janeiro, a partir das 21h, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural e pelo site Lance Rural.

Foto: Divulgação 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design