AgroValor Publicidade
Agropecuária

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, cumpriu agenda em Uberaba nesta sexta-feira (26). Ela também terá compromissos na cidade no sábado (27). 

Na Fazenda Santa Vitória, Tereza participou da abertura da Safra Mineira de Açúcar e Etanol 2019/2020, organizada pela Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) e Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig). Estimativas mostram um crescimento da safra mineira de cana-de-açúcar de cerca de 3%. O resultado de 2018/2019 foi de 63 milhões de toneladas. 

Na solenidade, a ministra elogiou os representantes do setor sucroenergético. “Setor forte é porque tem lideranças fortes”. Ela também destacou que o crescimento na safra mineira é importante para geração de empregos. 

Tereza Cristina ainda revelou que vai mexer no zoneamento da cana-de-açúcar. "Nós precisamos ter cana em alguns lugares onde lá atrás venderam que nós não podíamos ter. [...] Nós vamos ter que rever em conjunto", ressaltou. 

Em entrevista ao G1, a ministra disse que o novo Plano Safra será lançado no dia 12 de junho. "E não faltará recurso para a agricultura brasileira em nenhum dos programas já existentes”, acrescentou. 

Em Uberaba, ministra falou sobre as expectativas e a perspectiva de crescimento da safra de cana-de-açúcar — Foto: Mariana Dias/G1 

Presença de outros políticos
O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes; a secretária de Estado de Agricultura, Ana Maria Valentini; e os senadores Rodrigo Pacheco e Carlos Viana também estiveram na solenidade, juntamente com alguns prefeitos da região, vereadores, deputados e outras autoridades. 

Durante a solenidade, o prefeito de Uberaba Paulo Piau destacou pontos como infraestrutura, citando as rodovias que carecem de atenção, já que são essenciais para os escoamentos de produção agrícola. Outro ponto lembrado pelo prefeito foi a força da vontade política, pois em sua visão este é um ponto-chave que vai além dos recursos financeiros para destravar avanços para o estado. 

“Uberaba é efetivamente a capital brasileira do agronegócio. [...] O setor sucroalcooleiro mineiro, especialmente de Uberaba e do Triângulo Mineiro, mostra um crescimento espetacular e gera uma importante quantidade de empregos, movimentando a economia", afirmou. 

Abertura Safra Mineira de Açúcar e Etanol em Uberaba teve a presença de diversas autoridades — Foto: Mariana Dias/G1 

Outros compromissos
Ainda na tarde desta sexta-feira, a ministra visitou a Central da Alta Genetics, às margens da BR-050. 

No sábado, ela estará na solenidade de abertura da 85ª Expozebu

No mesmo dia, por volta das 16h, Tereza Cristina vai participar da "Mesa-Redonda para discutir o cenário da Agricultura e as perspectivas do Agronegócio", no auditório da sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), no Parque Fernando Costa.

Fonte: G1
Foto: Mariana Dias

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
WSete Design
Av. Desembargador Moreira, 2001, SL 307 Fortaleza/CE
CEP 60.170-001
Central de Relacionamento
AgroValor contato@agrovalor.com.br
Copyright © 2006-2019
WSete Design