AgroValor Publicidade
Agropecuária

Será aberto nesta terça- feira, dia 16, às 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará, pavilhão Leste, o XIX Seminário  Nordestino de Pecuária (Pecnordeste), com a presença do Governador Camilo Santana, do Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Júnior, do Presidente da FAEC, Flávio Viriato de Saboya Neto, do Secretário Executivo do Senar, Daniel Carrara, e dos  superintendestes do Senar do Nordeste, incluindo o do Ceará, Paulo Helder de Alencar Braga, que é também o coordenador geral do evento.

Na abertura haverá um  desfile com as bandeiras dos principais programas executados pela Faec/Senar-CE, como o Empreendedor Rural, Negócio Certo Rural, Inclusão Digital, Agrinho, Com Licença eu Vou Luta e o Sertão Empreendedor, entre outros.

Na ocasião, será feita a entrega da medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra, ao governador Camilo Santana, na categoria Política, ao Presidente da CNA, João Martins da Silva Junior, na categoria produção rural e/ou liderança classista, e ao Chefe de Gabinete da Faec, Gerardo Angelim de Albuquerque. Será feita também  a entrega  simbólica da certificação de cinco produtores que participaram dos cursos do  Pronatec - Programa Nacional  de Acesso ao Ensino Técnico, via Senar,  dos municípios de Crato, Icó , Jaguaribe, Jardim e Barbalha. Nos dias seguintes os demais municípios receberão sua certificação no Espaço de Cidadania, uma outra novidade do evento deste ano.

O Pecnordeste  é uma promoção do Sistema Faec/Senar/Sinrural e do Sebrae-CE e tem como tema "Sertão empreendedor: um novo tempo para o semiárido", o evento prossegue até o dia 18, com 92 palestras técnicas, 17 oficinas de capacitação, 5 mesas redondas, um seminário Sebrae: técnicas de convivência com o semiárido, e engloba nove segmentos, sendo sete pecuários (ovinocultura, suinocultura ,apicultura, aquicultura e pesca, avicultura, caprinovinocultura, equinocultura)  e dois não pecuários (artesanato e turismo no espaço rural e natural) .

Segundo o Coordenador Geral do Pecnordeste Paulo Helder de Alencar Braga, a expectativa dos organizadores é de que cerca 3.500 produtores e  30 mil pessoas devem visitar os diversos setores, inclusive a Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, a Feira da Agricultura Familiar, a Pecleite, uma mostra de caprinos e bovinos de leite, e a mostra de Garanhões cavalos da raça quarto de milha, os dois últimos ficarão no estacionamento do Centro de Eventos.

Ações de Saúde e Cidadania
Além de oferecer oficinas gratuitas de capacitação em várias áreas,o  XIX  Seminário Nordestino de Pecuaria- Pecnordeste, vai montar num  espaço de 80 metros quadrados dentro do estande do Sistema Faec/Senar-CE, o Espaço de Cidadania no Campo, onde serão ofertadas  ao produtor rural ações em três ambientes: Saúde, Educação e Meio Ambiente . Através de uma parceria com as Secretarias de Saúde do Estado e do Município de Fortaleza, serão realizadas medição de pressão, glicemia, vacinação e orientações de um modo geral sobre alimentação saudável. Um fisioterapeuta e um massoterapeuta também estarão à disposição para orientações.

Na área da Saúde, em parceria com as secretarias de saúde do Município de Fortaleza, através Regional IV, serão feitas medição de pressão arterial, vacinação contra sarampo, hepatite, e influenza e ainda orientações sobre alimentação Saudável. Um profissional de Fisioterapia e outro em massagem terapêutica farão atendimento gratuito aos produtores e suas famílias.

Na  área de Educação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR vai divulgar os tipos de cursos que disponibiliza, numa lista que envolve mais de 40 cursos, cujo cadastramento será feito online e ainda os Programas: AGRINHO, concurso que premia alunos das escolas públicas da zona  rural há 11 anos,  o Programa CNA Jovem , o Pronatec Rural,  a Faculdade CNA e o Centro de Excelência em Ovinocaprinocultura ,este último, deverá ser instalado no segundo semestre, na cidade de Sobral, voltado para a educação tecnológica no campo. Haverá inscrições para  os programas  da Rede e-Tec  de ensino a distância, outra ação nova do Senar no Ceará.

Principais novidades do Pecnordeste 
- Espaço de Cidadania do Produtor (com informações na área de saúde, educação e meio ambiente) inclusive ensinando como o produtor deve fazer o  Cadastro AMBIENTAL (CAR);
- Maquete com demonstração de como proteger uma nascente de rio - coordenado por um grupo de 6 voluntários do Programa CNA Jovem, conforme determina o Código Florestal;
- 17 Cursos de capacitação em Arena e no Espaço dos  Sabores Regionais( gastronomia);
- Concurso leiteiro na PECLEITE ( todo dia final de tarde) - Exposição de caprinos e bovinos de leite;
- Mostra  de Garanhões da Raça Quarto de Milha - demonstração todo dia a partir das 18 horas;
- Boteco do Suíno e Vitrine da Carne Suína( cursos e degustação de pratos);
- Caravanas de produtores( 70 e cerca de 3.500 produtores);
- Certificação dos alunos do Pronatec do Senar.

Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará - FAEC
 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design