AgroValor Publicidade
Agropecuária

O Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo (Sincaesp) informa que a Resolução SAA Nº8, aprovada em 17/03/2015, passou a atual guia de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) de papel para um sistema informatizado. O problema é que não houve tempo para que os agricultores pudessem ter algum tipo de treinamento, uma vez que essa medida passou a valer dia 19/03/2015. “Muitos destes produtores não têm familiaridade com a internet. Então é necessário um tempo e um treinamento para que eles possam emitir esse documento online”, explica o presidente do Sincaesp, José Luiz Batista.

O CFO é emitido pelo produtor e garante que aquele produto está isento de pragas e doenças. O objetivo deste documento é garantir que essas pragas e doenças não saiam de uma região para se proliferarem em outras. “O comerciante da CEAGESP que compra bananas de um agricultor de outro estado, por exemplo, se não tiver essa guia, não pode vender para fora de São Paulo”, revela Batista. Isso faz parte da rastreabilidade do produto.

A resolução aprovada ainda não afetou o abastecimento, mas há guias emitidas até meados da próxima semana. “Com isso, ou o produtor aprende na marra ou ele deixa de vender. Se ele ficar sem vender, podemos ter problemas de abastecimento de alimentos no entreposto. Isso prejudica vendedores e compradores de todos os estados”, finaliza o presidente.

Sobre o Sincaesp
Fundado no início da década de 1950, o Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo (Sincaesp) tem como objetivo representar e defender os interesses dos permissionários para um melhor desempenho de suas atividades. Com sede na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), o Sincaesp acompanha diariamente a movimentação do maior centro de comercialização atacadista de perecíveis da America Latina, participando diretamente do processo de abastecimento da maior cidade do País e de boa parte do Estado de São Paulo.


(FONTE: COMUNICA BRASIL)

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design