AgroValor Publicidade
Agropecuária

Na contramão da crise, o agronegócio segue impulsionando a economia brasileira, o objetivo é aumentar a produção agropecuária em 40% até 2019 e de alimentos em 80% até 2050 para suprir a demanda mundial, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Para se manter à frente em meio a competividade do mercado, produtores brasileiros passam a implantar a ‘pecuária de precisão’ em suas fazendas, utilizando tecnologias da informação disponíveis, como GPS de precisão no trato, softwares de gestão, entre outras que facilitam a comunicação e o manejo personalizado dos lotes ou indivíduos, conforme a necessidade real, entre outros recursos.
 
A pecuária de precisão está ligada à qualidade do gerenciamento do sistema de produção, ou seja, desde o atendimento das exigências nutricionais em cada estágio de vida dos animais, com a quantidade ideal de insumos, até o uso de tecnologias que evitam desperdício e impacto ambiental, que proporcionam o controle adequado para o aumento de produtividade. Um dos primeiros passos é a avaliação periódica do desenvolvimento zootécnico e do comportamento digestivo do rebanho para alinhar as estratégias de suplementação e de rentabilidade da propriedade.
 
A tecnologia no campo trouxe ao pecuarista a oportunidade de produzir mais, em área e tempo reduzido. Através do monitoramento do trato via GPS, por exemplo, é possível ter todo o controle da operação no campo, mapear a rotina alimentar, controlar a quantidade de animais a serem suplementados e fornecer a dose ideal de ração nos cochos, seja em propriedades de pequeno, médio ou grande porte. Sistema este que reduz a mão de obra, os desperdícios e os custos operacionais. “Quem não investir em tecnologia deixará de ter oportunidades para ampliar seus negócios em território brasileiro, além de se tornar uma empresa obsoleta”, comenta o presidente da Casale, Celso Casale.
 
 A Casale, empresa do setor de máquinas agrícolas, tem desenvolvido tecnologias capazes de auxiliar o pecuarista com mais precisão e apresenta durante a Intercorte, o Feeder-SC, primeiro distribuidor de ração a pasto no mundo, direcionado para suplementação alimentar (ração ou proteinado) de gado a pasto ou em sistema de semiconfinamento, disponível em três modelos com capacidades de 4,5, 7,5 e 20m³ (3, 5 e 14 ton). O evento acontecerá entre os dias 16 e 17 de junho, na Fundação Bienal São Paulo, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, localizada na Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, no Parque do Ibirapuera (portão 3), em São Paulo / SP.
 
O equipamento realiza a distribuição do concentrado com uniformidade, transportando até o cocho ou piquete. Esta tecnologia oferece ao pecuarista a oportunidade de acompanhar toda a operação de sua fazenda à distância, através de relatórios gerenciais, desde a quantidade de suplementação embarcada ao horário exato em que os animais foram alimentados, além de reduzir os gastos e garantir uma dieta equilibrada, conforme recomendações de nutricionistas.
 
Juntamente ao Feeder SC, a Casale estará apresentando a linha de misturadoras em constante evolução - Rotormix - indicada tanto para pecuária de corte como de leite. A Rotormix garante uma mistura homogênea e evita que o gado faça a seleção de ingredientes, aumentando a produtividade do rebanho. Ambos estarão expostos no evento. O funcionamento das máquinas poderão ser vistos através de apresentações em vídeos no estande do projeto Caminhos do Boi – simulação das diversas etapas do animal de corte – desde o pasto até o abate e finalização.
 
A Rotormix Profi (foto) é ideal para propriedades de grande porte e permite uma mistura com milho moído ou em flocos, e volumosos de fibra curta e alta umidade, sem causar danos às fibras.  Ágil e eficaz, com tempo médio de até três minutos, proporciona uma ração solta e palatável. Além disto, conta com a terceira geração de rotor de mistura, o Rotoflex-ECO, produto exclusivo, sustentável e patenteado pela marca. Seu principal diferencial é a economia de diesel ou eletricidade em até 15% e consequentemente redução da emissão de carbono. Já as Rotormix Express e Rotormix Mini são recomendadas para propriedades de pequeno e médio porte, oferecendo maior facilidade e produtividade da operação.
Sobre a Casale: Há 52 anos, a Casale é reconhecida pela sua tecnologia, qualidade superior e compromisso com o pecuarista. Fatores que conquistaram a confiança de seu público. A cada ano, agregam-se novas tecnologias com o objetivo de contribuir para o aumento de qualidade e produtividade do setor. A empresa investe permanentemente em desenvolvimento de novas tecnologias, no serviço de pós-vendas e na modernização de seu parque industrial.

Foto: Divulgação
 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design