AgroValor Publicidade
AgroValor

por Camila Bitar

A cachaça brasileira é conhecida e apreciada em vários países. Norte-americanos e europeus chegam a pagar até R$ 60 por uma ‘caipirinha’ nos bares do chamado “primeiro mundo”. Já o destilado em sua versão mais sofisticada – premium – ainda é produto raro mesmo no Brasil.

Para mudar essa realidade, os produtores brasileiros passaram a investir em novas tecnologias e novos métodos de envelhecimento da bebida, de olho em um consumidor mais sofisticado. “Isso exige um maior cuidado na sua fabricação, mais tempo, maior atenção à embalagem e apresentação do produto”, atesta Maurício Maia, cachacier paulista com mais de vinte anos de atuação no setor.

A formação de um novo público passa também pela divulgação dos diferentes processos de fabricação da bebida. Maia confirma que “as diferenças são muitas e começam no processo de produção, principalmente na destilação”. As cachaças de alambique “são produzidas em pequenos lotes, em alambiques de cobre, enquanto as cachaças industriais são produzidas em grandes volumes, em uma coluna de destilação contínua”, afirma.

Na destilação de alambique, “são eliminadas as frações iniciais e finais, conhecidas como ‘cabeça’ e ‘cauda’, aproveitando-se somente a fração central, que é a famosa ‘cachaça de coração’”, ensina o cachacier, o que faz a cachaça de alambique ser considerada “muito mais rica e complexa”. Na destilação industrial, Maia esclarece que, “junto com as substâncias nocivas, são eliminadas também aquelas responsáveis pelos aromas e sabores agradáveis da cachaça”, embora reconheça a importante contribuição das grandes marcas de cachaça industrial na divulgação internacional do produto brasileiro.

Segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), o segmento premium ainda possui uma parcela bem pequena no mercado nacional.

Foto : Mapa da Cachaça

 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design