AgroValor Publicidade
AgroValor

Por Rogério Morais

As primeiras informações dão conta de roubo. No entanto, para alguns criadores que não querem se identificar, há indícios de retaliações pois existem interesse sobre a saída da entidade do interior da repartição pública.

Nesta manhã de quarta-feira de cinzas (10/02/16) os criadores de ovinos de caprinos do Ceará tiveram uma grande decepção: O arrombamento da sede do Clube do Berro, entidade mantida pela Associação dos criadores do Ceará, seguido de roubo de valiosos materiais e artigos da entidade. O estranho é que a entidade funciona dentro do Parque de Exposição Governador César Cals, no mesmo ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA – do Governo do Estado. 

Os ladrões levaram tv, geladeira, gelagua, cafeteira, carro de mão, enxadas, pás entre outros objetos que ainda estão sendo relacionados. As primeiras informações dão conta de roubo. No entanto, para alguns criadores que não querem se identificar, há indícios de retaliações pois existem interesse sobre a saída da entidade do interior da repartição pública. Recentemente a Diretoria da entidade, tendo à frente o criador Amilcar Silveira, fez uma completa reforma na entidade, com investimentos nas instalações elétricas, sanitárias, recuperação do prédio e renovação dos móveis e equipamentos da entidade associativa. 

Desmoralização

Empresários ouvidos pela AgroValor lamentaram o fato, principalmente porque o atual presidente vem tendo uma relevante dedicação ao Clube. Para outros o fato é uma “desmoralização total”. Vale ressaltar que os criadores cearenses já estão amedrontados com a onda de roubo que vem crescendo na zona rural. Segundo informações colhidas pelo AgroValor, os roubos acontecem inclusive durante o dia e na presença dos fazendeiros. 

Segundo as vitimas que fazem queixas na Delegacia, “os delegados estão reclamando da falta de estrutura, inclusive de combustíveis nos veículos para apurar os crimes e perseguir os ladrões”. Desde o início do ano passado houve um corte de 30% nos gastos com gasolina nas delegacias, segundo policiais civis.

“Quem criava na Zona Norte está largando, pois os roubos a ovinos e caprinos agora tornou se comum a luz do dia e quase sempre na frente dos proprietários. Uma verdadeira falta de segurança!” denuncia outro criador.

Ainda sobre o roubo no Clube, os criadores denunciam que o Estado tirou a segurança do parque por “motivo de economia”. A Secretaria (SDA) suspendeu a vigilância no Parque de Exposição desde o ano passado, reclamam. Os roubos e furtos no interior do parque já é uma rotina, explica um funcionário, afirmando que não adianta chamar a polícia. “pois nada resolve”.

A Diretoria do Clube do Berro vai se reunir para decidir que providência irá tomar sobre os danos na sede. A decisão inicial é enfrentar a bandidagem com outras providências privadas, pois para muitos a segurança pública não vem respondendo às queixas dos criadores.

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design