AgroValor Publicidade
AgroValor

Com perdas localizadas decorrentes dos veranicos na etapa de plantio, a expansão de área nas lavouras do Cento-Norte continua sustentando a fama de nova fronteira agrícola do País. De acordo com levantamento prévio da Expedição Safra 2014/15, pelo terceiro ano consecutivo, o Tocantins tem as melhores condições para o desenvolvimento das lavouras entre os estados que compõe o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Já o Piauí vem lutando contra as irregularidades climáticas. Diante desse cenário, a equipe da Expedição chega à região na fase inicial da colheita para averiguar in loco o desenvolvimento das lavouras.

O roteiro contemplará ainda uma abordagem logística com a visita da Expedição ao Porto de Itaqui, em São Luís (MA). A equipe vai acompanhar o fechamento do 1º embarque do novo terminal de grãos localizado no recém-inaugurado Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).

“Estimamos que daqui a cinco anos, no ciclo 2020/21, o Porto de Itaqui terá condições de escoar 5 milhões de toneladas de grãos, pelo crescimento que acompanhamos nas últimas temporadas. Essa visita será a oportunidade para a Expedição aferir as condições dessa nova estruturação do porto, tomando conhecimento do potencial  e de como está sendo feito o embarque e o escoamento”, destaca o coordenador do projeto, Giovani Ferreira.  

No último ciclo, saíram de Itaqui 3,3 milhões de toneladas de grãos e a previsão é de que na temporada 14/15 chegue a 3,5 milhões de t. O Maranhão tornou-se uma das áreas mais importantes do Arco Norte, formado ainda pelos estados do Amapá, Pará, Roraima, Amazonas e Acre, e se apresenta como alternativas aos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS) na vazão logística a safra.

Nesse percurso a equipe reafirma a temática da Expedição 2014/15, que debate a “Eficiência e competitividade, no campo e no mercado”, e procura traduzir o momento do setor, de oferta em alta, pressão sobre preços e margens mais apertadas.

Apoio

Apoiam esta edição o Governo do Paraná, New Holland, Caixa Econômica Federal, Seara (com sede em Sertanópolis, PR), Agrotec (com sede em Ciudad del Este, Paraguai), consultoria FCStone, além da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), da Toyota do Brasil e do Crea-PR.

Sobre a Expedição Safra

A Expedição Safra é um projeto do Agronegócio Gazeta do Povo desenvolvido desde o ciclo 2006/07. O projeto consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos. Da América do Sul à América do Norte, a sondagem periódica percorre em 16 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), China e Índia.

Mais informações: www.expedicaosafra.com.br

(Fonte: Centro de Comunicação)

Foto: Divulgação

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design