AgroValor Publicidade
AgroValor

Da Redação

Acontece desde o dia 17 de maio, no Parque de Exposição Governador César Cals, em Fortaleza, a ExpoCeará 2016. O evento, que tem uma importância emblemática, pois abre o calendário oficial de exposições e feiras agropecuárias no estado, contará com julgamentos de caprinos, ovinos e equinos de alta linhagem, além de uma programação diversificada: concurso leiteiro, casa de farinha, engenho e fazendinha, bodega, praça de alimentação, entre outros atrativos.

Promovido por criadores, juntamente com o Clube do Berro, a Associação dos Criadores de Caprinos Leiteiros do Ceará (Caprileice) e a Associação Cearense dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador, o evento já iniciou com a baixa perspectiva de gerar um volume de negócios inferior ao do ano passado.

De acordo com Amilcar Silveira, presidente do Clube do Berro, “todo ano existe a discussão se vai ter ou não o evento, por conta do período de seca”. Todavia, neste ano a situação se agravou devido à falta de apoio público. “Este governo não tem noção do que é o agronegócio, segmento de grande representatividade econômica, um dos mais importantes do Brasil, se não o mais. Um erro, pois o nosso país tem avançado muito nesse setor e o Ceará não pode ficar fora desse avanço. Dos dez maiores produtores de leite do Brasil, três são cearenses. Hoje, nós somos quase 103 mil criadores de ovinos e caprinos no Ceará. É muita gente. Apesar de a maioria ser produtor de subsistência, ainda assim é um número muito grande. A ovinocaprinocultura foi a única atividade agropecuária que aumentou nesse período de estiagem, de acordo com a Adagri [Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará]”.

Silveira vai mais além: “Nós estamos lutando contra a seca, que já não é uma tarefa fácil, e com esse atual governo inoperante e incompetente do governador Camilo Santana, as coisas ficam ainda mais difíceis. Não é prioridade dele incentivar exposições agropecuárias e o agronegócio em geral. O foco atual é a agricultura familiar”, completa.

Apesar das adversidades, o presidente do Clube do Berro não perde o otimismo: “A ExpoCeará está fazendo bem o seu papel. Apesar de neste ano não (?) contarmos com menos animais por não termos bovinos, estamos com todas as baias vendidas e cerca de 750 animais ao todo”.

Uma das novidades é o curso para formação de juízes das raças ovinas Santa Inês e Anglonubiana. “Já é uma preparação para uma grande exposição que teremos em setembro, a Nacional de Anglonubiano, Boer e Savana”, afirma Silveira.

Procuramos a assessoria do Governador Camilo Santana para se pronunciar sobre a insatisfação do setor, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.

O evento segue até este domingo, 22, das 8h às 22h.

Serviços:
Ingresso: Gratuito
Horário: 08 às 22 horas.
Data: 17 a 22 de maio
Local: Parque de Exposições Governador César Cals – Fortaleza (CE)


Foto: Divulgação
 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design