AgroValor Publicidade
AgroValor

Da Redação

Os leilões continuam sendo o maior impulsionador do crescimento dos rebanhos brasileiros, principalmente de bovinos. Presenciais ou virtuais, os negócios com animais Nelore através de vendas públicas para quem oferecer o maior preço estão consolidando os plantéis dessa raça em todas as regiões do Brasil. A 17ª edição do Megaleilão Nelore CFM, o principal leilão de touros CEIP avaliados do Brasil, está programada para os dias 13 e 14 de agosto, em São José do Rio Preto (SP).

Realizado no Recinto de Leilões Anísio Haddad, da cidade paulista, mais uma vez, o evento será a porta de entrada para o que chamamos de expansão dessa fronteira ilimitada da bovinocultura de corte brasileira. O Megaleilão deve receber mais de 600 pecuaristas de todas as regiões do Brasil, vindos de, pelo menos, 15 estados diferentes. Estarão à venda 1.510 animais avaliados, sendo 1.110 touros e 500 fêmeas.

Amazonas
Conforme estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os estados da região Norte são os que registram os maiores percentuais de crescimento de plantéis bovinos da raça Nelore no Brasil. A expectativa é que mais de uma centena de pecuaristas faça negócios no Megaleilão Nelore CFM. E é esperado, como sempre acontece, um grupo de criadores do Amazonas disposto a comprar touros e fêmeas. A CFM espera, pelo menos, repetir o excelente resultado obtido em 2014 (faturamento total de R$ 7,124 milhões).

A disposição dos pecuaristas dos mais distantes municípios brasileiros, seja da região Norte ou Nordeste, é enorme. No caso do Nordeste existe ponto de entrega na Bahia. Mas em relação ao Amazonas, por exemplo, os animais seguem de caminhão, depois de balsa pelo Rio Amazonas e afluentes e demoram mais de uma semana para chegar às fazendas.

Potencial Brasil

É a maior venda de touros avaliados do Brasil. Os animais vendidos, se colocados um atrás do outro, formariam uma fila de mais de 3 km de extensão. É o Brasil cada vez mais procurando ganhar nesse mercado global que não para de crescer em torno da melhor genética. O rebanho bovino mundial, conforme o Departamento da Agricultura dos Estados Unidos, está em 1,03 bilhão de cabeças. Índia, Brasil, China, Estados Unidos e União Europeia têm, juntos, cerca de 80% desse total.

A Índia, maior rebanho mundial – para leite –, tem mais de 31%, ou seja, um efetivo superior a 320 milhões de animais. O Brasil é o segundo colocado, com um plantel que já supera 220 milhões de bovinos, conforme o IBGE. Portanto, considerando que a Índia está fora desse negócio, segundo o IBGE, o Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo, à frente da China e dos Estados Unidos.

O Brasil é também o maior exportador de carne bovina do mundo, vendendo cerca de 20% da sua produção. O restante fica no consumo interno. Conforme o Instituto, cerca de 80% do rebanho é composto por animais de raças zebuínas, sendo que o Nelore participa com 90% dessa parcela. “O Megaleilão coloca à venda a melhor genética Nelore CFM. São os touros com melhor índice genético e aptos para uso já na próxima estação de monta”, explica Luis Teixeira, coordenador de pecuária da CFM.

________________________________

Megaleilão Nelore CFM
A 17ª edição do evento acontece nos dias 13 e 14 de agosto, em São José do Rio Preto (SP).
É esperado o excelente resultado obtido em 2014, que teve faturamento total de R$ 7,124 milhões.
O Brasil tem 220 milhões de animais, e cerca de 80% do rebanho é composto pelas raças zebuínas.

Foto: Divulgação

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design