AgroValor Publicidade
AgroValor

Um dos mais importantes redutos da pecuária nacional volta a receber o Puro Sangue Lusitano para a abertura da temporada de mostras da raça, com pontuação válida para a definição do ranking de “Melhor Criador” e “Melhor Expositor” de 2015.

As atrações

A modalidade onde o cavalo Lusitano é destaque nas pistas brasileiras dá a largada das atrações do III Festival do Cavalo Lusitano de Avaré. É a única competição da sexta-feira, 6/3, e vai movimentar a pista 3 do Parque a partir das 11h00.

A I etapa do Campeonato ABPSL 2015 de Adestramento será disputado em oito séries: Cavalos Novos (4, 5 e 6 anos), Elementar (Mini-Mirim, Mirim, Amador e Profissional), Preliminar (Mirim, Amador e Profissional), Média I (Amador e Profissional), Média II (Junior, Amador e Profissional), Forte I (Jovem Cavaleiro, Amador e Profissional), Forte II (Senior) e Especial (Sênior Top).

Os competidores serão julgados pelo major Marco Navarro de Camargo.

O sábado, 7/3, que concentra o maior número de atrações do III Festival do Cavalo Lusitano de Avaré, todas elas na pista central do Parque de Exposições.

A Aprovação dos Garanhões, a primeira do ano, abre a programação às 14h00. Uma criteriosa avaliação dos animais candidatos a se tornarem reprodutores é feita por juízes que atribuem notas em diferentes quesitos físicos e de andamentos do animal. E é nas mostras oficiais da raça que os criadores têm a chance de levar os machos do seu plantel para essa avaliação.

O Concurso de Morfologia – Modelo e Andamentos começa às 15h00. Machos e fêmeas são julgados separadamente e por categoria de idade. Os animais são apresentados puxados à mão ou montados, dependendo da idade. O padrão racial é o parâmetro usado pelo time de juízes que no Festival de Avaré será formado por Bento Castelhano, de Portugal, e pelos brasileiros Neimar Roncati e Orpheu Ávila Junior.

Instituído no ano passado, o Ranking de Morfologia da ABPSL, edição 2015, realiza sua I etapa no Festival de Avaré. É a largada em busca dos cobiçados títulos de Melhor Criador e Melhor Expositor da temporada.

O Grand Prix de Velocidade do Cavalo Lusitano fecha com “chave de ouro” as atrações do sábado a partir das 20h00.

Sensação da temporada 2015, a competição promove sua II etapa no Festival de Avaré: “É uma modalidade esportiva que está mobilizando a raça, criadores e cavaleiros. Alia técnica e emoção, premiação especial em dinheiro para algumas categorias, além de uma moto 0 km que será sorteada entre todos os competidores em cada uma das seis etapas, que somando ao longo do ano ultrapassa R$ 60 mil,”, diz Ismael Gonçalves da Silva, eleito presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), organizadora do evento.

O Grand Prix de Velocidade tem como objetivo demonstrar as habilidades do cavalo Lusitano e a destreza do cavaleiro em conduzir sua montaria em percursos que simulam obstáculos encontrados na lida diária do campo, no menor tempo, e em qualquer andamento. Neste percurso o competidor vai encontrar, entre outros obstáculos, porteira, vala com água, salto, balizas, tambores, recuo etc.

A disputa é dividida em seis categorias e reúne desde crianças a partir dos seis anos a competidores profissionais que concorrem a uma moto 0 km.

No domingo, 8/3, a partir das 10h00 as atenções se voltam para a IV etapa do Campeonato Brasileiro de Velocidade da Cia. de Equitação de Trabalho. Apesar de aberta a todas as raças, a disputa tem predomínio nas pistas e pódios do cavalo Lusitano.

Com organização e promoção da ABPSL, o III Festival do Cavalo Lusitano de Avaré também vai contar com momentos de confraternização, como do churrasco que reunirá criadores, proprietários, cavaleiros e amantes da raça no sábado, às 19h00.

O III Festival do Cavalo Lusitano de Avaré é aberto ao público e tem entrada gratuita. 

(FONTE: Rute Araújo)

Foto: Divulgação

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design