AgroValor Publicidade
AgroValor

por João Pratagil*

O Root Demand Irrigation (RDI), tubo poroso de irrigação que libera água por demanda da raiz, está sendo apresentado nos Estados Unidos como uma forma única de irrigação subsuperficial. Os exsudatos das raízes das plantas interagem com o tubo poroso RDI, que libera a água necessária para atender às exigências hídricas da planta. Esse novo produto é resultante da combinação da ciência dos materiais da DuPont, com a expertise em tecnologia de irrigação e fabricação da Valmont Irrigação. O desenvolvimento baseou-se em extensa pesquisa sobre o processo natural de exsudação das raízes das plantas, sendo esse o meio pelo qual elas enviam "sinais" para o tubo poroso RDI liberar a água.

Conforme a figura abaixo, os tubos porosos RDI são conectados a uma linha de suprimento de água, também subterrânea, ao longo do comprimento da área a ser irrigada. A distribuição dos tubos porosos RDI é feita mecanicamente, tendo a sua profundidade regulada para o tipo de cultura a ser irrigada, de forma que eles se localizem à altura do sistema radicular das plantas, e não abaixo. Um importante diferencial do tubo poroso RDI é que, ao contrário de outros métodos que utilizam o solo para o armazenamento de água entre as irrigações, a água fica sempre disponível para alimentar as raízes a qualquer momento em que haja demanda.

Segundo a Valmont Irrigação, o tubo poroso RDI é totalmente compatível com fertirrigação e quimigação. Além disso, elimina preocupações com filtração, podendo ser alimentado por águas subterrâneas, lagoas, canais ou outras fontes. Ainda segundo a fabricante, os ensaios de campo têm demonstrado economias de 45% a 60% de água, quando comparado à irrigação por sulcos, e significativa economia de energia, devido à sua capacidade de operar a uma pressão muito baixa (2 psi) em comparação com os métodos convencionais de irrigação, que operam entre 8 e 20 psi.

O RDI foi lançado comercialmente nos EUA, no início de 2014 e já ganhou o reconhecimento da Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos (ASABE) por ser uma solução industrial verdadeiramente inovadora. A sua introdução no Brasil poderá trazer grandes benefícios para a agricultura irrigada, principalmente nas regiões semiáridas.

Mais informações no site: www.rootdemandirrigation.com

* Doutor em Agronomia, Pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical 

Foto: Divulgação

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design