AgroValor Publicidade
AgroValor

O agronegócio ainda é um ambiente majoritariamente masculino, mas esse cenário vem se modificando nos últimos anos. Um ótimo exemplo de que a porteira está se abrindo para a participação feminina é Elaine Furtado, 26, gerente da Fazenda Libanus, atualmente a maior fazenda produtora de ovos caipiras do Ceará, também atuante no setor de cachaças artesanais premium. Jovem, criativa, corajosa, competente, nascida em Paracuru, Ceará, e estudante de Ciências Contábeis, ela reconhece os fatores limitantes da atuação da mulher no campo, comenta sobre a evolução do mercado de produtos que priorizam questões ambientais e éticas no sistema produtivo, além de compartilhar um pouco de sua vida pessoal e rotina de trabalho. Vem conferir! 

AgroValor:Conte um pouco sobre sua vida antes da Fazenda Libanus. Como era a sua relação com o agronegócio? 
Elaine: Tinha uma vida tranquila dedicada a estudos e família. A única relação com o agronegócio era meu pai, que trabalha no ramo. 

AgroValor:A sua família tem ligação com o segmento da avicultura. Acha que isso contribuiu para o seu interesse na área?
Elaine: O meu pai trabalha no segmento de avicultura desde que nasci, mas só me interessei realmente pela área quando comecei a trabalhar na Fazenda Libanus.

AgroValor:Hoje a Libanus se consolidou como a fazenda de maior produção de ovos caipiras do Ceará. Como foi esse caminho, no qual você tem grande contribuição? 
Elaine: Cheguei aqui há três anos, o projeto era pequeno, mas já existia. O caminho foi de muito aprendizado pros funcionários e para a empresa, visto que a fazenda apresentou uma proposta diferente nos seus produtos. Todos os processos por serem feitos da forma mais natural possível sempre exigiram mais cuidado e atenção.

AgroValor:A principal preocupação da produção de ovos caipiras na Fazenda Libanus é com o bem-estar animal. Como se dá, na prática, a garantia de qualidade de vida das aves? O que há de especial no manejo das galinhas? E como isso reflete no produto?
Elaine: O nosso técnico de campo costuma dizer que “aves têm que luxar”. Elas devem ter água e ração sempre que necessário, mas o nosso diferencial no que diz respeito a manejo e que garante a qualidade de vida é o fato de serem criadas livres de gaiolas, tendo livre acesso a uma área de pastejo, evitando qualquer tipo de estresse e deixando-as assim menos susceptíveis a doenças. Elas podem decidir em que ambiente estar e expressar seu comportamento natural, produzindo assim um ovo de qualidade superior. 

AgroValor:Como você avalia hoje o mercado alternativo de ovos no Brasil?
Elaine: O consumo de ovos vem aumentando significativamente pelos brasileiros, o que explica o crescimento da avicultura de postura no país. O mercado que antes era pouco conhecido, hoje já vem sendo explorado de forma mais agressiva, pois vem dando bons resultados na economia. 

AgroValor: Além da avicultura, a Fazenda Libanus também se destaca na produção de cachaça artesanal de alambique, com alguns prêmios nacionais. Qual o diferencial das bebidas?
Elaine: O nosso diferencial é sermos caipira até na cachaça. Nossas cachaças são artesanais de alambique, feitas com cana-de-açúcar cultivada sem nenhum tipo de agrotóxico. O processo de fermentação ocorre de forma natural e sem adição de produtos químicos. Enquanto nosso processo ocorre no mínimo em 18 horas, o de uma cachaça industrial acontece em 5 horas. Tudo isso nos proporciona excelente sabor, cor e aroma. 

AgroValor:Qual é o balanço que você faz desses anos de empresa e qual o seu maior aprendizado?
Elaine: Este é o maior aprendizado da minha vida. Pessoal e profissionalmente a Libanus me abriu os olhos para um novo mundo. Eu era muito tímida, introvertida, alguns funcionários brincam dizendo que quando cheguei não sabia nem falar e hoje já estou cantando (rsrsrs). Quando comecei a trabalhar na fazenda não sabia nada sobre animais, hoje gosto, respeito e estudo sobre eles. Para mim não é só um trabalho, é um projeto de vida.

AgroValor:Cite alguns desafios que você precisou enfrentar.
Elaine: O principal desafio que precisei enfrentar foi o de ser uma mulher em meio a um quadro de funcionários composto em sua maior parte por homens e ainda mais por exercer um cargo de liderança com relação a eles.

AgroValor:Quais são os valores pessoais mais importantes para você?
Elaine: Respeito, empatia e honestidade.

AgroValor:O que você gosta de fazer nos momentos de lazer?
Elaine: Não priorizo lugares, gosto de estar com pessoas que me fazem bem.

AgroValor:Compartilhe algumas histórias interessantes/engraçadas que aconteceram durante esses anos na Libanus.
Elaine: Nossos momentos são sempre em sua maioria muito felizes. Só quem trabalha aqui sabe o quanto nos sentimos bem e aconchegados pela fazenda, somos sem sombra de dúvidas uma família construída no trabalho. Tomamos café da manhã e almoçamos juntos, todos conversando e brincando, rindo dos acontecimentos do dia.

 

 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
WSete Design
Av. Desembargador Moreira, 2001, SL 307 Fortaleza/CE
CEP 60.170-001
Central de Relacionamento
AgroValor contato@agrovalor.com.br
Copyright © 2006-2019
WSete Design