AgroValor Publicidade
AgroValor

Por Rafaele Esmeraldo

A criação de frango caipira é realizada geralmente em propriedades familiares e de forma mais artesanal. Para regulamentar, o governo estabeleceu normas tanto para o sistema de produção de frangos como de ovos caipiras. São vários os fatores que influenciam no bem-estar dessas aves, como as instalações, manejo e nutrição.

A alimentação é formada principalmente por alimentos de origem vegetal. É proibida a intervenção artificial para promover crescimento acelerado, assim como o uso de antibióticos na alimentação. Vale ressaltar que os galinheiros e pinteiros utilizam materiais de baixo custo, duráveis, fáceis de serem encontrados, com baixa condução térmica.

O diretor da Fazenda Libanus, localizada em São Gonçalo do Amarante (CE), Rodrigo Bitar, 34, há dois anos trabalha com a produção de ovo caipira natural. “Seguindo nossa tradição de produzir alimentos da forma mais natural possível, decidimos agregar mais essa atividade às nossas já tradicionais: criação de ovinos a campo e produção de cachaça artesanal de alambique”, relata Bitar. Para ele, há uma tendência mundial de se consumir alimento natural e produzido na própria região. Ele acredita que esse aumento de consumo é reflexo da conscientização ambiental e social. 

O ovo caipira natural da Libanus é originário de um sistema ecologicamente correto de produção, em que as aves possuem livre acesso à área de pastagem, recebem uma alimentação suplementar natural à base de milho, soja, trigo e sais minerais, se alimentam do verde e tomam banho de sol. A marca é fiscalizada por órgãos oficiais e pode ser encontrada nos supermercados.

_____________________________


BATE-VOLTA


Qual a vantagem do mercado do ovo caipira em relação ao do ovo de granja?
O que move o produtor de ovo caipira não é apenas o lucro, mas a satisfação de produzir algo saudável e natural, dentro do princípio do bem-estar animal. Mas o consumo de ovo de granja é infinitamente maior, devido ao preço mais baixo.

O número de produtores de ovo caipira está crescendo?
A produção do ovo caipira é mais complexa e mais cara do que a do ovo de granja devido às próprias características de manejo, tipo de ração e produtividade. Precisa-se mais de especialização. Uma galinha caipira é menos “produtiva” que uma de granja, pois ela não é “forçada” a produzir e o faz naturalmente. 

Os comerciantes estão atentos à nova realidade?
Os comerciantes estão aderindo às novas demandas, como bem-estar e alimentos naturais. Se a população quer um produto natural os comerciantes precisam ofertar. 


Rodrigo Bitar
Fazenda Libanus
São Gonçalo do Amarante (CE)

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
WSete Design
Av. Desembargador Moreira, 2001, SL 307 Fortaleza/CE
CEP 60.170-001
Central de Relacionamento
AgroValor contato@agrovalor.com.br
Copyright © 2006-2019
WSete Design