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Por Rafaele Esmerado

O Brasil possui uma das maiores cadeias de carne bovina do mundo. Todos os anos são abatidos cerca de 45 milhões de animais. Os grandes frigoríficos lideram o mercado devido à maior quantidade de plantas espalhadas pelo país, o que os permitem captar mais matéria-prima, fazer melhor distribuição do produto e oferecer preços mais competitivos, onde lucram todos, pecuaristas, varejistas e consumidores finais.

Mesmo diante do gigantismo do segmento, há espaço para frigoríficos de médio porte, como a Frigol, que trabalha regionalmente e atua, principalmente, no interior de São Paulo e Pará. Dessa maneira, consegue uma maior proximidade com os pecuaristas locais, negocia boas parcerias com fornecedores e clientes finais (varejo) e foca em produtos de maior valor agregado. A empresa conta com quatro unidades de abate, sendo três de bovinos e uma de suíno. “Em 2014, produzimos 120 mil toneladas de carnes”, afirma Dorival de Oliveira Jr., 26 anos, diretor de negócios da Frigol.

O jovem diretor da empresa de Lencóis Paulista chama a atenção também para a séria questão da sanidade nos abates clandestinos: “Houve avanços nos últimos anos. Há uma década dizia-se que 50% da carne bovina produzida no Brasil vinha de estabelecimentos sem inspeção federal. Este cenário está mudando, mesmo que lentamente. É preciso cuidar com muita seriedade das boas práticas de abate e processamento da carne. O consumidor brasileiro exige e o país tem um nome a zelar, inclusive no cenário global. Não podemos mais conviver com problemas desse tipo”, argumenta Oliveira Jr.

A Frigol atua fortemente no estado de São Paulo e demais estados do Sudeste, além do Paraná e das Regiões Norte e Nordeste. Exporta cerca de 15% de sua produção para mais de 60 países, incluindo União Europeia, Oriente Médio e Ásia.

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Bate-Volta

O que espera para 2015?
Fechamos 2014 com receita líquida superior a R$ 1,1 bilhão e esperamos em 2015 R$ 1,5 bilhão.

Qual a importância do Serviço de Inspeção Federal (SIF)?
Ter a chancela do SIF é dar aos clientes (varejistas e consumidores finais) segurança, por atender a todos os requisitos exigidos para produção, comercialização, consumo e exportação.

Sua empresa trabalha com quais produtos?
As principais linhas da Frigol incluem os produtos Angus Beef Frigol (cortes especiais de bovinos Angus participantes do Programa Carne Angus Certificada), Chef (carnes nobres de suínos, cortes temperados e cortes especiais para churrasco), Frigol (ideais para o dia a dia) e Jerked Beef (carne seca), além de embutidos, como linguiça de pernil suíno e toscana. Estão programados vários lançamentos de produtos para 2015.

Dorival de Oliveira Jr.
Diretor de negócios da Frigol
Lencóis Paulista (SP)

Foto: Divulgação

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