AgroValor Publicidade
Economia

Produtores de leite do Sul do País querem fortalecer a atividade por meio de ação coordenada na região. Reunidos nesta terça-feira (5/8), em Porto Alegre (RS), representantes dos três Estados e das entidades ligadas ao setor leiteiro desenvolveram um documento intitulado Carta Aberta - cenário e perspectivas da cadeia do leite na Região Sul para que seja apresentado durante o lançamento oficial da Aliança Láctea Sul Brasileira, que ocorrerá no dia 2 de setembro, durante a 37ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), em Esteio (RS).

A região, formada pelo oeste de Santa Catarina, noroeste do Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná, é a que mais cresce em produtividade do leite no Brasil, segundo informa a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, por meio de comunicado. A região é privilegiada, principalmente, por clima favorável, mão de obra qualificada e presença de pastagem o ano todo. O Sul é responsável por 33% da produção brasileira de leite, com 11 milhões de toneladas do produto por ano. A expectativa é de que em 10 anos, a produção de leite nos três Estados alcance 19,5 milhões de toneladas por ano, 77% a mais do que é produzido hoje.

A intenção é que a Carta Aberta seja entregue aos governadores de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul para que seja assinado um termo de cooperação técnica institucional, criando a Aliança Láctea Sul Brasileira, que será um fórum permanente, incluindo a iniciativa pública e privada, para o desenvolvimento da cadeia leiteira. O secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Airton Spies, informou que os três Estados têm características comuns na produção de leite. Ele acrescentou que o setor ainda pode melhorar muito em termos de infraestrutura com estradas para o transporte de leite, energia elétrica para o resfriamento e também investimentos nas propriedades, como em resfriadores e salas de ordenha.

Fonte: Estadão
Foto: Divulgação

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design