AgroValor Publicidade
Economia

Intitulado como ‘Projeto Santa Quitéria’, localizado na cidade cearense que leva o mesmo nome, a 222km da capital Fortaleza, empreendimento é baseado na instalação de um Complexo Mínero-industrial dedicado à exploração e beneficiamento do fosfato associado ao urânio, no município.

A iniciativa deve contribuir para um aumento de 10% na produção brasileira de fertilizantes fosfatados e permitir uma redução nas importações brasileiras dessa matéria-prima, que hoje representa cerca de 50% do consumo nacional. Além disso, também vai contribuir para o aumento da geração de energia elétrica, a partir do urânio.

Consórcio

Em Santa Quitéria encontra-se a maior reserva de urânio do Brasil, ela foi descoberta em 1975, através de estudos geológicos feitos pelo governo federal. A INB - Indústrias Nucleares do Brasil é a empresa responsável pela exploração desse mineral. Nessa reserva o urânio encontra-se associado ao fosfato, matéria-prima para a produção de fertilizantes. São 80 mil toneladas de minério contendo urânio entre quase 66 milhões de toneladas de reserva de fosfato, ou seja, uma quantidade 800 vezes maior de fosfato que de urânio. Por isso, a INB buscou uma empresa do setor de fertilizantes para a exploração da jazida.

Em junho de 2008, a INB anunciou a escolha da Galvani como parceira para esse projeto, por ter sido a empresa que apresentou a melhor proposta técnica e econômica. Também foram considerados quase 40 anos de experiência da Galvani no setor de fertilizantes e os 15 em mineração de fosfato. Em 23 de julho de 2009, após negociações e detalhamento do projeto, a Galvani e a INB assinaram um contrato, formando o consórcio.

Investimentos

Para a implantação do empreendimento serão investidos cerca de R$ 850 milhões. Parte dos valores a serem investidos pelo Consórcio serão obtidos por financiamento junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o restante virá de recursos próprios da Galvani.

O Governo do Estado do Ceará também fará investimentos para as obras de infraestrutura necessárias ao projeto como estradas, energia elétrica e uma adutora de água.

Detalhes do projeto

O empreendimento será constituído por uma mina e duas unidades industriais: uma para o processamento do fosfato e outra para produção de concentrado de urânio. No processo industrial, para a fabricação do fertilizante, está prevista ainda a produção de ácido sulfúrico e ácido fosfórico. Uma completa infraestrutura física de apoio à produção, segurança, saúde e preservação do meio ambiente, complementam o projeto.

Empregos e mais benefícios

O empreendimento irá gerar 800 postos de trabalhos diretos na fase de operação. Além disso o Projeto Santa Quitéria irá proporcionar a criação de um Polo Regional de Desenvolvimento, no interior do Ceará, que dinamizará a economia local com a geração de emprego e renda, além da arrecadação de impostos.

Licenciamento

O Projeto está em fase de licenciamento pelo Ibama. Os estudos de impacto ambiental já foram realizados e demonstram os principais aspectos ambientais, culturais e econômicos, bem como as transformações que a atividade industrial poderá causar desde a abertura até o fechamento da mina. 

Assessoria VSM
 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design