AgroValor Publicidade
Esportes

Quem ainda quer participar da final do Freio de Ouro tem a última chance neste próximo final de semana na Capital Federal. O Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília (DF), será o palco da décima segunda e última classificatória para a principal modalidade de seleção do cavalo Crioulo e pode garantir mais oito conjuntos classificados para a grande final que ocorre no dia 30 de agosto, durante a Expointer, em Esteio (RS).

Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), José Luiz Laitano, Brasília vem se destacando no cenário do Freio de Ouro, tanto que a seletiva aberta - onde qualquer conjunto pode disputar sem pontuação mínima em uma credenciadora - é uma prova da evolução da raça na região central. "Brasília vem amadurecendo com esta classificatória que ocorre há tempos e no mesmo lugar e que vem acompanhando este crescimento do cavalo Crioulo", observa.

O Distrito Federal conta com um plantel de 2,1 mil cavalos Crioulos segundo os registros da ABCCC do final de 2014. O crescimento em relação à 2013 foi de 12,3%, acompanhando o percentual de evolução do Centro-Oeste, região do país que teve a maior alta percentual no período. "É uma região que já tem uma sustentabilidade e não podemos dizer que é apenas uma região de fomento, pois já é uma realidade na criação e também no número de usuários", completa Laitano.

A tarefa de avaliar o desempenho dos candidatos estará a cargo do trio de jurados Carlos Loureiro de Souza, Eduardo Móglia Suñe e Fábio Muricy Camargo. Já o supervisor credenciado à ABCCC, Luciano Correa Passos, ficará com o acompanhamento técnico do evento. A programação de Brasília também comtempla o fim do ciclo de mostras Passaporte, com a última seletiva marcada para os dias 15 e 16. O julgamento, organizado pela Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal, contará com a avaliação do jurado Carlos Loureiro de Souza. O circuito do Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Vivo e Banrisul, além do apoio da Supra.

Confira a programação

15 de julho 2015 (quarta-feira)
12h - Término da entrada dos animais da Passaporte
14h - Concentração de Machos
16h - Admissão da Morfologia Passaporte

16 de julho 2015 (quinta-feira)
8h - Início Julgamento Morfológico da Passaporte
12h - Término da entrada dos animais da Classificatória
14h - Grandes Campeonatos do Julgamento Morfológico Passaporte
16h30min – Início do Exame de Admissão da Classificatória
18h - Término do Exame de Admissão da Classificatória

17 de julho 2015 (sexta-feira)
8h - Julgamento Morfológico da Classificatória (Fêmeas)
10h - Julgamento Morfológico da Classificatória (Machos)
13h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Fêmeas/Machos)

18 de julho 2015 (sábado)
9h - Prova de Mangueira (Fêmeas/Machos)
14h - Prova de Campo (Fêmeas/Machos)
21h - Leilão DKP "Crioulos do Brasil"

19 de julho 2015 (domingo)
9h20min - Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h - Encerramento e entrega de prêmios


Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação
Fonte: Assessoria ABCCC/
AgroEffective
 

 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design