AgroValor Publicidade
Esportes

O ciclo de classificatórias ao Freio de Ouro chega à metade. No próximo final de semana os competidores chegam à Ponta Grossa, no Paraná, para buscar mais oito vagas para a grande final que ocorre na Expointer, em Esteio (RS). A seletiva, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), ocorre no Centro Agropecuário do município.

O vice-presidente de eventos da entidade, Luís Rodolfo Machado, destaca especialmente a organização do núcleo local em buscar as melhores condições para a realização da classificatória. Lembra também de que se trata de uma região de fomento consolidada e que existem criadores engajados em buscar qualificação na raça Crioula. “Temos criadores de alto potencial que estão investindo em genética e estão obtendo resultados, tanto morfológico quanto funcional”, observa.

Esta evolução também é referendada por Mário Móglia Suñe, que será jurado da classificatória juntamente com João Francisco Silveira Silveira e Lauro Varela Martins. Além do trabalho do núcleo, ressalta o investimento dos criadores em qualidade. “A expectativa é muito boa devido ao nível que os paranaenses estão apresentando em pista em todas as exposições e provas. São representações significativas que estão conquistando prêmios importantes”, salienta. 

Do Paraná tem saído alguns dos destaques nos últimos anos. No ano passado, o campeão do Freio de Ouro, Destaque da Maior, saiu da classificatória realizada em Pato Branco (PR). O estado conta com a terceira maior manada de Crioulos do país, atrás de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com 20,2 mil animais. O crescimento do plantel paranaense em 2014 foi de 9,3%.

Na ocasião, também será realizada uma Exposição Passaporte, etapa da morfologia que define os exemplares que chegarão à Expointer. O julgamento ficará a cargo de Mário Móglia Suñe e o técnico dos eventos será Claudio Neto Azevedo. A fase final da classificatória paranaense terá a transmissão do Canal Rural, no domingo, a partir das 9h.

Confira a programação

28 de maio (Quinta-Feira) 
9h - Concentração de Machos
10h - Admissão Morfologia Passaporte
13h30min - Início Julgamento Morfológico Passaporte

29 de maio (Sexta-Feira)  
8h30min - Grandes Campeonatos Julgamento Morfológico Passaporte
11h - Exame de Admissão - Classificatória
12h30min - Término do Exame de Admissão - Classificatória
14h - Julgamento Morfológico Classificatória - Fêmeas
15h30min - Julgamento Morfológico Classificatória - Machos

30 de maio (Sábado)         
8h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Fêmeas/Machos
13h30min - Mangueira - Fêmeas/Machos
16h - Prova de Campo - Fêmeas/Machos

31 de maio (Domingo) 
9h - Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h - Encerramento e entrega de Prêmios 


Foto (Destaque da Maior): Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)
 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design