AgroValor Publicidade
Esportes

O município de Vacaria (RS) será palco de mais uma classificatória ao Freio de Ouro 2016. Diferente das outras duas semifinais, Bocal de Ouro e Aberta de Esteio, que classificaram 16 animais cada uma, esta etapa vai definir oito exemplares da raça Crioula para a final do ciclo em agosto, que ocorrerá durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Serão disputadas vagas para até quatro machos e quatro fêmeas, de um total de 96 animais aptos a competir.  

A disputa em Vacaria promete ser muito acirrada porque engloba todos os cavalos Crioulos que se credenciaram para a classificatória na Região Norte do Rio Grande do Sul. Em 2015, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) definiu novas regras para a competição este ano, e uma delas foi a divisão do Estado em duas regiões, Norte e Sul, oferecendo uma classificatória regional em cada polo.  

A expectativa do vice-presidente de Eventos da ABCCC, Luis Rodolfo Machado, é positiva para a semifinal de Vacaria. Ele acredita que a classificatória da Região Norte terá um nível excelente devido às médias do ranking até os 48 melhores pontuados. “Na modalidade aberta de Esteio que também foi por ranking, a classificatória foi excepcional, com alto nível de provas, e é o que esperamos em Vacaria também”, afirma Machado.

Para Leandro Amaral, que será jurado das fêmeas junto com Carlos Loureiro de Souza e Thiago Schilling de Avila, a etapa de Vacaria deverá se igualar na excelente qualidade dos animais apresentada nas classificatórias realizadas até o mometo. Acredita que por ser um novo modelo de classificatória que integra animais de toda a Região Norte, a disputa será acirrada. “Nós vamos ter muita qualidade, com bons animais participando, e com a definição de apenas quatro machos e quatro fêmeas entre os exemplares credenciados de toda uma região, a disputa se tornará ainda mais acirrada”, garante Amaral.

Conforme Mario Móglia Suñe, que vai compor o trio de jurados dos machos junto com Mateus Gularte Silveira e Rouget Gigena Wrege, esse novo modelo de classificatória, já realizada no Bocal de Ouro e na Aberta de Esteio, trouxe um nível excepcional de animais, onde participaram os mais pontuados. “A mudança realizada pela ABCCC foi para tentar nivelar por cima o nível das classificatórias, tornando uma concorrência bastante acirrada entre os competidores”, ressalta Suñe . 

A Classificatória de Vacaria ao Freio de Ouro 2016 acontece entre os dias 2 e 5 de junho. A próxima etapa que definirá mais 8 animais da raça Crioula para a final da competição será no município de Bagé (RS), entre 9 e 12 de junho, englobando todos os exemplares credenciados na Região Sul do Estado. 

Confira a programação

2 de junho de 2016 (Quinta-Feira)
10h - Inicio Admissão Classificatória
12h - Término Admissão Classificatória
13h30min - Julgamento Morfológico Classificatória - Fêmeas
15h30min - Julgamento Morfológico Classificatória - Machos

3 de junho de 2016 (Sexta-Feira)
8h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Fêmeas
13h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Machos 

4 de junho de 2016 (Sábado)
9h - Mangueira - Fêmeas/Machos
14h - Prova de Campo - Fêmeas/Machos

5 de junho de 2016 (Domingo)
9h - Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h - Encerramento e entrega de Prêmios


Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

 

 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design