AgroValor Publicidade
Esportes

Organizado pela ABCCC, depois de sete anos o Freio de Ouro volta a ocorrer paralelamente à Expoleite/Fenasul. Nesta edição de 2016, será realizada entre os dias 18 e 22 de maio uma classificatória aberta na pista do Cavalo Crioulo do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A classificatória vai selecionar 16 animais para a grande final da modalidade, que ocorrerá durante o primeiro final de semana da Expointer.

A seletiva apresenta uma das mudanças nas regras do Freio de Ouro, já testada no Bocal de Ouro. A etapa realizada durante o evento promovido pela Gadolando também vai classificar o dobro de animais, conforme as novas normas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). "A expectativa é muito boa, especialmente por este novo modelo de classificatória que já tivemos uma experiência no Bocal de Ouro com um número recorde de participantes e um nível altíssimo. Acreditamos que a classificatória aberta vai andar da mesma forma", projeta o vice-presidente Administrativo e Financeiro da ABCCC, César Hax.

Conforme o dirigente, é extremamente importante realizar esta integração entre as entidades que estarão na feira de forma a promover o setor rural como um todo. "Quanto maior o evento fica, satisfaz mais o público presente. É um público do agronegócio e é importante resgatar esta parceria que sempre existiu", salienta Hax.

Para os jurados, o nível será de excelência. De acordo com Rodrigo Py, que julgará as fêmeas com André Luis Narciso Rosa e Ricardo Matho Meabe, o equilíbrio demonstrado nas credenciadoras faz com que não se possa prever favoritos. A curiosidade ficará por conta da estratégia de ginetes e proprietários em levar animais para a seletiva aberta. "Eles têm a possibilidade de correr agora e correr a regional depois. Vamos ver se vão usar o ranking e comparecer os melhores animais ou vão esperar as outras etapas", observa.

Já Luiz Martins Bastos Neto, que compõe o trio de jurados dos machos com João Luis Arisio e Jorge Rosas Demiate Junior, é preciso ainda avaliar como se dará a competição com as novas regras. No entanto, acredita que o nível da prova deverá ser qualificado e equilibrado. "Esperamos um aumento número de animais, provavelmente com uma qualidade maior", ressalta.

Confira a programação

18 de maio de 2016 (quarta-feira)
16h - Exame de Admissão - Classificatória
19h - Término do Exame de Admissão - Classificatória
21h - Leilão Edição Especial Reservada

19 de maio de 2016 (quinta-feira)
9h - Julgamento Morfológico Classificatória - Fêmeas
14h - Julgamento Morfológico Classificatória - Machos
21h - 4º Leilão Carapuça

20 de maio de 2016 (sexta-feira)
8h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Fêmeas
13h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Machos
21h - Leilão Santa Edwiges 2016

21 de maio de 2016 (sábado)
9h - Prova Mangueira - Fêmeas/Machos 
14h - Prova de Campo - Fêmeas/Machos 
21h - 14º Leilão Genética de Campeões

22 de maio de 2016 (domingo)
9h20min - Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h - Encerramento e entrega de Prêmios 
21h - Leilão Cabanha Castanheiros

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design