AgroValor Publicidade
Haras de valor

por Wescley Gomes*

No último setembro, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) divulgou seu Ranking Nacional. A avaliação, que acontece anualmente, ou seja, de julho a julho, ou de uma Nacional a outra, confirma os melhores animais (machos, fêmeas e castrados) da raça Mangalarga Marchador – nas categorias de marcha picada e batida –, além dos melhores criadores, expositores, e criadores não expositores (confira o ranking completo na página da entidade www.abccmm.org.br).

De acordo com o presidente da associação, Magdi Shaat, pecuarista e titular do Haras El Far, em Lavras (MG), a classificação é uma forma de auxiliar os criadores na constatação da evolução da raça, seja do ponto de vista de morfologia ou de andamento. “A partir do Ranking é que avaliamos se o trabalho de reprodução e de melhoramento genético dos animais vem sendo realizado com eficiência e seriedade”, disse Shaat.

Classificar os melhores foi, portanto, a maneira encontrada pela ABCCMM para diagnosticar o processo de evolução da raça que caminha para se tornar referência mundial.

“Houve uma evolução zootécnica na raça e entre aqueles que estão em destaque no ranking”, revelou Shaat, citando os motivos que estão atrelados ao crescimento e fortalecimento da raça no mercado. “Esse sucesso é devido ao trabalho de seleção, ao feeling dos criadores na hora de escolherem os cruzamentos e aos investimentos que eles fazem para levar os animais às pistas, acreditando na potencialidade deles”.

Segundo Shaat, o retorno que o Ranking traz é, principalmente, ao criador, “pois serve de balizamento não só para quem está começando na raça, mas para aqueles que já estão nela há mais tempo”. Para os iniciantes, a classificação é útil na escolha de descendentes das matrizes ou até mesmo para a aquisição de embriões ou coberturas de reprodutores, abreviando o caminho para obter sucesso da criação. Já aos veteranos, serve de referência, por exemplo, para um melhoramento genético no plantel, com a aquisição de um novo reprodutor ou coberturas dele.

Shaat comemora o excelente momento da raça Mangalarga Marchador. A ABCCMM conta hoje com mais de 9.200 mil sócios ativos, que se preocupam com a qualidade da formação de seus animais. “Hoje o resultado da seleção é evidente. Temos um cavalo bonito, dócil e extremamente marchador. O Ranking tem nos ajudado no balizamento da seleção. Quem assistiu às últimas Nacionais pôde perceber o quanto a tropa está homogênea”, declarou o dirigente.

Evolução
O Mangalarga Marchador é um cavalo bonito, dócil, rústico e extremante cômodo para o lazer

*Estagiário AgroValor

Foto: Divulgação

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design