AgroValor Publicidade
Haras de valor

Por Wescley Gomes

Dona de rara beleza e história fascinante, a raça Campolina vem ganhando espaço nos mais diversos haras espalhados pelo Brasil, agregando crescente valor.  Além das características físicas, como porte e qualidades emocionais, também tem se destacado na marcha, assim como o cavalo Mangalarga.

Dono de um andamento confortável, o Campolina encanta por onde passa. Nos últimos anos, o foco dos criadores tem sido manter e aprimorar a marcha diferenciada com mais maciez, estilo e desenvoltura, pois são essas as habilidades que diferencia a raça das demais. Desse modo, tanto a marcha picada, com apoios laterais, quanto à batida, com apoios diagonais, podem ser encontradas no cavalo Campolina.

Conforme o proprietário da Fazenda Sinfonia da Mata, Júlio César Apolinário, localizada em Queluz (SP), a marcha do cavalo Campolina difere do andamento do Mangalarga Marchador devido ao aperfeiçoamento das qualidades morfológicas do animal ao longo dos anos. Pois, segundo o criador, quando se trata de maior suavidade e leveza, a raça Campolina apresenta um maior aprimoramento, principalmente para os que gostam de fazer longas caminhadas a galope. “Cada raça possui suas características particulares, mas quando se trata de equinos marchadores, o Campolina possui maciez em suas patadas, um equilíbrio impressionante em sua marcha, algo que oferece mais conforto para passeios de longa distância”, confirma Apolinário. 

Como a raça, tradicionalmente, é também preparada para os concursos de marchas, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina (ABCCC) tem trabalhado para transformar a marcha do Campolina no diferencial entre os demais marchadores. E para isso tem estimulado seus animais desde potros a um treinamento mais funcional e específico trabalhando a marcha batida, de dois tempos, cujo barulho se assemelha ao trote, mas com o conforto do tríplice apoio. Bem como a marcha picada, de quatro tempos, mais apoiada no chão. “O cavalo Campolina é hoje a maior entre as raças marchadoras brasileiras, e isso é resultado de muita dedicação para que a raça chegasse ao patamar que é hoje, com animais disciplinados, limpos e com uma marcha leve e confortável. O Campolina é, sem dúvida, o que tem mais conformidade, tanto em marcha como em beleza”, apontou Apolinário.

Assim, o cavalo Campolina vem experimentando uma grande evolução nos últimos anos. Certamente, os avanços tecnológicos utilizados nos haras contribuíram para o aperfeiçoamento cada vez maior da sua marcha.

Foto: Divulgação
 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design