AgroValor Publicidade
Haras de valor

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) é atualmente uma das instituições mais importantes do cenário equino nacional, com milhares de sócios no país inteiro e núcleos espalhados por todas as regiões.

No ano passado foi registrado um recorde no registro de animais, chegando a 31 mil. Afora isso, o cavalo Quarto de Milha chegou ao Puro de número 200 mil (O P200.000). Na última auditoria feita pelo Ministério da Agricultura (Mapa), a instituição foi avaliada com 100% de precisão no registro dos animais. De Norte a Sul do Brasil, são quase 454 eventos com a chancela da ABQM, além dos nove oficiais.

O apelido “Lô” ganhou na infância. “Meu irmão não conseguia falar meu nome, ‘Marcelo’, e saía somente ‘Lô’. Hoje as pessoas me conhecem mais pelo apelido do que pelo nome. Se falar Marcelo Ferreira, ninguém sabe quem é”, brinca.

Presidente
Aos 39 anos, zootecnista por formação, Ferreira se prepara para finalizar o seu mandato (2013 – 2015) no comando da instituição no final deste ano. E já se vão quase dez anos desde que fez o primeiro contato com a instituição. “Em 2007, me convidaram para participar de reuniões na ABQM e comecei a me envolver mais com a associação. Na primeira gestão do Paulo Farha, fui convidado para ser diretor de modalidade na apartação e a partir daí meu envolvimento foi crescendo. Fui vice-presidente na segunda gestão do Paulo e logo em seguida eleito presidente”, descreve.

Sobre o cargo, diz ter sido “convencido” pela diretoria anterior. “Os amigos viram a minha proximidade com o mundo quartista, muitos conversaram comigo e tomei a decisão de que seria o momento oportuno para participar ainda mais ativamente da associação e dar sequencia ao trabalho que estava sendo feito”, esclarece.

Início
Antes de chegar à presidência da ABQM, Ferreira já tinha uma história longa não só no Quarto de Milha, mas na pecuária e no esporte equestre como um todo. A família tem tradição no campo, o que acabou tornando a sua aproximação da atividade um movimento natural. “Minha família é de pecuaristas, sempre trabalhou com gado e através da pecuária veio a aproximação com o cavalo”.

O primeiro Quarto de Milha foi adquirido em 1984. Após cinco anos, em 1989, veio o primeiro QM de competição, Cool Peppy’s Apache, e a associação na ABQM. O ano também marcou o seu início na prática da apartação. A escolha por esta modalidade se deu, segundo ele, devido ao ‘cow sense’ da raça.

Atleta
O cavalo como esporte foi um incentivo dos pais. “Não só para mim, mas para toda a família, por ter diversas modalidades e ser um esporte muito saudável, mantendo a família sempre unida. Além de ser um ambiente de qualidade, onde se cria grandes amizades”, justifica.

Entre os principais prêmios conquistados pelo atleta “Lô” estão os do Congresso Brasileiro, do Campeonato Nacional e da Copa dos Campeões, nas modalidades: laço em dupla, laço cabeça e performance halter. Campeão Nacional em team penning, campeão paulista e reserva do Nacional no laço de bezerro. “O que mais gostei de ganhar foi o Awards de 2012 na categoria melhor cavaleiro em laço em dupla”, destaca.

Quando perguntado sobre os tombos, destaca uma situação vivida em 1994, no Campeonato Nacional, em Bauru (SP). “Depois de amarrar o bezerro, a corda ficou presa no meu joelho e fomos puxados (eu e o bezerro) pelo cavalo que começou a andar. Quem entrou na pista para me socorrer foi o Lincoln Figueiredo, um grande amigo, que até hoje lembra e ri sempre que conta essa história”, revela.

Família
Casado e pai de uma filha, Ferreira continua o trabalho na pecuária, como titular do haras Mosquito, em Penápolis (SP), e no comércio. A família o acompanha nos eventos oficiais e nas provas.

Além dele, o pai e a esposa também são esportistas. O primeiro já participou de provas de apartação, sagrando-se campeão do Congresso Brasileiro e do Campeonato Nacional. A esposa compete nas provas de três tambores.

Nas folgas do atribulado cotidiano como presidente da ABQM, Ferreira gosta de estar com a família e montar seus cavalos.

________________________
 

QUEM É
Marcelo Waldemarin Alves Ferreira, 39 anos, zootecnista, natural do estado de São Paulo, casado e pai de uma filha.

O QUE FAZ
Atleta nas modalidades de apartação, laço em dupla e laço de cabeça; Titular do haras Mosquito, em Penápolis (SP) e presidente da ABQM para o biênio 2013-2015.

O QUE FEZ
Atleta em diversas modalidades equestres e com diversos títulos.


(FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design