AgroValor Publicidade
Haras de valor

por Angelo Tomasini

AXR Leilões foi montada em novembro do ano passado e realiza os seus primeiros eventos neste mês. O trabalho ainda está no início, mas por trás do novo empreendimento está a experiência de Alexandre Lhamas Ramos, mais conhecido como Xande Ramos.

Aos 40 anos ele resolveu trabalhar oficialmente no comércio de cavalos. Afinal, já atuava na área, informalmente, há muito tempo. Agora, através da empresa vai poder fazer eventos, como leilões, e assessorar compra, venda e importação de animais, experiência que adquiriu quando morou nos Estados Unidos.

Aos 18 anos, em 1992, já era atleta profissional de rédeas por lá, mas o gosto pelos animais vem desde mais cedo, aqui do Brasil mesmo. Aos cinco ou seis anos, já andava a cavalo na propriedade de um tio em Campos do Jordão, região serrana de São Paulo.

Não demorou muito para a criança crescer e se dedicar ao esporte. Fez um pouco de tambor e baliza e laço, mas acabou se identificando mesmo com rédeas e se envolvendo a fundo com o universo equino.

De atleta a treinador foi um processo quase simultâneo. “Na verdade, não passava pela minha cabeça fazer outra coisa que não fosse trabalhar com cavalos. Até entrei na faculdade de Direito e Administração de Empresas, mas parei os dois na metade”, revela Xande, que se orgulha de ter tido acesso a bons animais, dificuldade que muitos atletas encontram, e de ter conquistado muitos títulos.

Vida de atleta

Por falar em dificuldade, ele relembra o início da carreira: “Não tenho como citar uma dificuldade. Nada foi fácil, mas não tem um ponto que tenha sido mais difícil. Também foi meio automático. Eu morava nos EUA, estava aprendendo a treinar cavalos, ainda não era profissional, daí surgiu o convite para apresentar uma égua no Potro do Futuro de lá. Tinha que virar profissional. Eu já ia virar de qualquer maneira, só antecipei um pouco”.

E aí se foram 27 anos competindo, acumulando experiências e tombos também. “Caí várias vezes em casa e em competição, mas nunca me machuquei. A única coisa que você pode fazer é se levantar, sacudir a poeira e montar de novo. Um tombinho não pode abalar ninguém”, declara.

Como atleta, no Brasil e fora, conquistou muitos títulos. Por aqui venceu simplesmente todos. Potro do Futuro ANCR por três vezes, ABQM Rédeas por duas vezes e o ABQM Working Cow Horse uma vez, além de ser Top 10 nos Jogos Mundiais da Espanha.

Xande também foi o primeiro brasileiro a competir no Potro do Futuro dos EUA, título que para ele é um sonho e até hoje persegue, mas que, por enquanto, vai “ficar na geladeira”. A última temporada nos EUA, em 2013, quando o objetivo era ficar morando por lá em definitivo, foi para buscar a tão esperada vitória. A ida foi intermediada pelo amigo Franco Bertolani, que já morava por lá e resolveu levá-lo. “Não ia mais voltar para o Brasil, mas minha esposa tinha compromissos aqui e ficava indo e vindo... aí não deu para ficar lá”, explica.

Casado com Karen Ramos, que possui uma escola de balé, e pai de Marcus, 18 anos e Lara, 4 anos, resolveu retornar ao país e buscar uma nova experiência por aqui. Foi assim que surgiu a ideia de fundar a XR Leilões. “Sempre vendi bastante cavalo, já era do comércio”, justifica ele, que pretende fazer 10 leilões em 2015.

Trabalho

Em paralelo à leiloeira, Xande toca a criação de Quarto de Milha no Rancho XR, em Bauru, São Paulo. “Nunca vou parar de treinar cavalo, só mudei um pouco o foco. Meu trabalho agora é a leiloeira, mas vou continuar montando em um ritmo menor, com menos cavalos”, afirma ele que já chegou a treinar 40 simultaneamente. 

Família

Mesmo totalmente focado, ele encontra tempo para ficar com a família, que não é tão do meio equestre assim. A esposa e os filhos raramente o acompanham nos eventos, mas fazem questão de estar juntos em momentos do cotidiano, como na hora do almoço, por exemplo. Com o escritório a duas quadras de casa, fica fácil.

Nos finais de semana, quando não está trabalhando, estão sempre fazendo algo juntos: cinema, clube ou rancho, onde não perde a oportunidade de fazer o que mais gosta quando está de folga: montar a cavalo.

VERBETE

QUEM É
Atleta, treinador e empresário de São Paulo, 40 anos, casado com Karen Ramos, residente em Bauru (SP).

O QUE FAZ
Treina cavalos em seu haras e dirige a XR Leilões, em Bauru (SP).

O QUE FEZ
Conquistou todos os prêmios de rédeas no Brasil, participou de competições nos EUA e na Europa.

Fotos: Divulgação

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design