AgroValor Publicidade
Haras de valor

por Wescley Gomes

Conhecida pelo porte avantajado e força, a raça equina Percheron é uma das mais populares do mundo. Desenvolvida na região do nordeste da França, em Le Perche, esses animais fazem muito sucesso na América do Norte. Na Espanha, é utilizado em touradas, como companheiro dos toureiros.

Donos de uma elegância incomparável, os cavalos Percheron apresentam características dóceis, boa conformação, grande atividade e vigor, andamento ao mesmo tempo ágil e leve, adequado ao trote e galope curto. Sua utilização em diferentes funções ao longo dos anos, como o transporte de cavaleiros para batalhas ou como animais de carga, acabou por revelar sua alta versatilidade. Atualmente, segue-se utilizando o Percheron em algumas competições que exigem força do animal e também é aproveitado em provas de corrida.

No Brasil, o número de animais ainda é discreto. O Rio Grande do Sul é o estado com maior concentração de cavalos dessa raça. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Percheron, fundada em 2009 durante a Expointer, Pedro Lopes, a raça aos poucos vem conquistando espaço no Brasil. Os criatórios, principalmente da Região Sul, têm investido massivamente no cruzamento da raça. “A cultura do Percheron tem sido aprimorada na última década e, pelo seu potencial, a tendência é que o cavalo venha a conquistar seu espaço no mercado, principalmente, pela sua versatilidade. E como aqui no Brasil tem crescido o número de cavalgadas, o Percheron tem o perfil ideal para essa prática, pois é um animal dócil, disciplinado, e também oferece muito conforto para a montaria”, destaca Lopes.

Apesar da presença ainda tímida no Brasil, a entidade de criadores tem trabalhado para tornar a raça mais conhecida no país, inserindo-a em exposições agropecuárias reconhecidas nacional e internacionalmente, como a Expointer. O número de cavalos na última edição da exposição de Esteio (RS) aumentou significativamente em relação a 2013. “Nas edições anteriores costumava participar das competições apenas um cavalo, hoje tudo mudou, agora possuímos um estande da associação dentro da feira e, graças a isso, conseguimos trazer mais cavalos para participar da competição”, conta Lopes.

De acordo com o presidente, a associação tem desenvolvido um trabalho reunindo vinte associados nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com o intuito de popularizar a raça, visando o crescimento dos criatórios em todo território nacional.  “Queremos fazer uma parceria com os criadores enviando material de divulgação sobre o Percheron. Nossa estimativa é que o plantel da raça em todo o Brasil seja de 700 animais registrados”, afirma Lopes.

Foto: Divulgação

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design