AgroValor Publicidade
Haras de valor

Por Rafaele Esmeraldo

Com o desenvolvimento das provas equestres, cada vez mais a avaliação da condição esportiva do animal se torna relevante. Junto aos já tradicionais exames clínicos, histórico e sintomas, exames complementares passaram a ser feitos por imagem durante uma consulta médica, auxiliando no diagnóstico de eventuais doenças.

De acordo com a médica veterinária, especialista em equinos, Cátia Nascimento, “o uso da imagem como auxílio diagnóstico na medicina equina é de muita importância e hoje, no Ceará, esses recursos estão disponíveis, elevando a qualidade do atendimento aos equinos de esporte”.

“A imagem pode, por exemplo, não ser invasiva (radiografia e ultrassom), minimamente invasiva (endoscopia) e invasiva (laparoscopia). Em equinos a radiologia avalia principalmente partes ósseas. A ultrassonografia avalia partes moles do sistema locomotor, abdômen, tórax e sistema reprodutivo. A endoscopia avalia principalmente o sistema respiratório e estômago. O raio-x pode ser solicitado quando um equino apresenta alguma claudicação (manqueira) ou quando está sendo negociado (exame de compra)”, afirma Cátia.  

Quando o cavalo está com dor ou manco, um médico veterinário deve fazer um exame físico bem elaborado e identificar o local exato do problema, e só então solicitar, por exemplo, o raio-x da região suspeita de problema ósseo. Durante uma negociação de compra e venda de um cavalo de esporte é muito comum serem solicitadas imagens radiológicas de determinadas áreas do corpo do animal que possam identificar se ele está apto para o esporte. Por exemplo, a doença do navicular afeta inúmeros cavalos que saltam; problemas no jarrete em cavalos de tambor e baliza, e problemas de "joelho" em cavalos de corrida. Portanto, durante a comercialização é importante uma avaliação adequada para que o comprador não se sinta enganado. É importante salientar que o exame de compra não impede a negociação, apenas esclarece sobre as condições específicas do cavalo de esporte.

A ultrassonografia avalia condições de tendões, ligamentos e bordas ósseas quando se trata do sistema locomotor. Quando usada no sistema respiratório avalia as condições do pulmão e da pleura que são especialmente afetados em cavalos que viajam muito e que são exercitados intensamente.

Já a endoscopia faz uma visualização direta das estruturas internas do sistema respiratório, boca, narinas, faringe, laringe, traqueia e brônquios. Avalia também as condições da mucosa gástrica, se há ou não presença de inflamações (gastrites) ou feridas (úlceras), o que pode afetar diretamente a qualidade da digestão e provocar cólicas.

_________________________________

A especialista

O diagnóstico por imagem surgiu na profissão de Cátia Nascimento como um complemento necessário à identificação dos problemas nos equinos. Inicialmente, usou o serviço de radiologia de um técnico que a ajudava fazendo raio-x em equinos. Em 2002, iniciou o trabalho com endoscopia respiratória e, em 2010, a avaliação do sistema locomotor com ultrassonografia. No ano seguinte adquiriu o próprio equipamento de radiologia digital.

Foto: Divulgação


 

 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design