AgroValor Publicidade
Haras de valor

por Wescley Gomes*

Considerada por muitos pesquisadores como a primeira raça de sela do mundo, o Puro Sangue Lusitano é um cavalo nobre, dócil, ágil e corajoso, sendo cada vez mais utilizado em diferentes competições equestres. Apesar de milênios de história, a raça, a primeira de sela do mundo, que chegou até a presenciar combates pelos exércitos de Esparta e do Império Romano, manteve suas características básicas.

No esporte, é extremamente confiável, por isso apontado como o cavalo ideal para principiantes, principalmente hoje, quando a procura por centros de equitação está em alta. Para o vice-presidente da Associação Brasileira do Puro Sangue Lusitano (ABPSL), José Victor Oliva, essas e outras qualidades da raça são muito reconhecidas no mercado interno e externo.

“Os cavalos da raça Puro Sangue Lusitano encontram no mercado brasileiro e internacional uma valorização muito grande, comparável a poucas raças. Isto ocorre por não haver uma grande produção deste animal em nenhum país. Esta é uma estratégia comum aos criadores e coordenada pelas associações de criadores que, desta forma, conseguem manter o alto valor de mercado da raça”, afirmou Oliva.

Atualmente, os países com o maior número de animais e reprodutores são Portugal, Brasil e Estados Unidos, este último apontado como um dos maiores compradores do cavalo Lusitano.

A procura por esses animais, segundo Oliva, é “devido ao seu temperamento e beleza, sendo indicado para a família inteira, com o custo correspondente ao de um animal para essas finalidades, demonstrando assim sofisticação e acessibilidade”.

Marketing
Com a presença em eventos e na mídia em geral, o Puro Sangue Lusitano lança um olhar no futuro e uma atenção especial ao mercado equestre nacional. A raça prevê um crescimento maior entre as crianças e adolescentes de até 17 anos, e adultos com mais de 40. Para isso, serão desenvolvidas campanhas voltadas a esses públicos, que representam uma importante fatia de potenciais compradores.

“Estamos inovando no marketing em tudo o que cerca o Cavalo Lusitano. Queremos mostrar que a raça é, de fato, o melhor cavalo de sela do mundo: um cavalo atleta e versátil, mas, além disso, é fantástico para o turismo de lazer, como passeios, cavalgadas, romarias e ainda na lida no campo e outras finalidades, como volteio, enduro e atrelagem”, enumera Oliva.

*Estagiário AgroValor

Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design