AgroValor Publicidade
Haras de valor

por Angelo Tomasini

Em março deste ano, mais uma vez ele foi o Melhor Cavaleiro do ABQM Awards, prêmio maior da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha. Na noite de gala, quando os principais quartistas estiveram reunidos, Vagner Simionato subiu em traje de gala ao palco para receber a premiação que o confere à posição mais alta no ranking de 2013.

No ano passado, Vaguinho, como é mais conhecido, também recebeu a premiação principal de cavaleiro e ainda mais 7 destaques (Cavaleiro de Cinco Tambores, Proprietário de Cinco Tambores, Cavaleiro de Seis Balizas, animal mais pontuado de Maneabilidade e Velocidade (com Primeira do Juninho), Cavaleiro de Maneabilidade e Velocidade, Criador de Maneabilidade e Velocidade e como Proprietário de Maneabilidade e Velocidade) no evento que é conhecido como o ‘Oscar’ da raça Quarto de Milha.

Ambição
Aos 48 anos, atuando diariamente junto aos cavalos, o atleta, criador e treinador se sente realizado, mas longe de satisfeito. Ele quer mais: “Quero ganhar porque vivo de resultados”. Quando perguntado sobre qual prova ainda não ganhou é categórico e competitivo: “A de amanhã!”.

Competitividade esta que passou para o filho Wagner Toledo Simionato. Juninho, como é conhecido no meio, tem apenas 13 anos e já ganhou 39 vezes o título de Campeão Brasileiro pela ABQM, além de treze motos e vários títulos estaduais, competindo na categoria 18 anos ou menos, em quatro modalidades – três tambores, cinco tambores, seis balizas e maneabilidade e velocidade, assim como o pai.

História
Formado em patologia clínica, Vaguinho é natural de Duartina, no interior de São Paulo, e casado com Sílvia Toledo. O envolvimento com os cavalos vem de longe. Segundo ele, desde pequeno, incentivado pelo pai, Hilário Simionato.

O primeiro cavalo adquirido e o início na criação vieram através do pai dele, uma égua chamada Andorinha, que ele define “comum”, por não ser uma puro sangue, prenhe de um garanhão Quarto de Milha. Dela nasceu uma fêmea e foi com ela que Vaguinho fez o seu primeiro curso da raça, em julho de 1980, ministrado pelo professor José Eduardo Borba.

Atualmente, ele possui um Centro de Treinamento em Bauru, no interior de São Paulo, onde aloja cerca de 200 animais. E onde, de acordo com ele, treina 365 dias por ano sem reclamar ou sentir dificuldades. “Gosto tanto do que faço, que para mim é rotina”.

Experiente no domínio e no equilíbrio sobre o cavalo, afirma que entrou para o esporte por gostar de adrenalina. Tanto que já disputou em doze modalidades, entre elas: três tambores, seis balizas, maneabilidade velocidade, cinco tambores, laço em dupla (pé e cabeça), laço de bezerro, team penning, ranch sorting, conformação, rédeas, western pleasure e laço comprido. Lembrando que a ABQM reconhece 21 modalidades para o cavalo.

A primeira prova que lembra foi na sela de Sabidão, um dos primeiros cavalos que treinou, “mestiço Quarto de Milha, que fazia de tudo um pouco e era bom demais”. A disputa aconteceu na modalidade de seis balizas em pista de grama. “Ganhei o primeiro lugar”, afirma com orgulho.

Ele acredita que, atualmente, o esporte está bem mais consolidado: “Hoje é muito mais valorizado, com o aumento da modalidade três tambores, que atraiu grandes premiações, e chegou agregando valores em animais de ponta”, analisa.

Em 2012 conseguiu quebrar o recorde nacional de maneabilidade e velocidade, montando Primeira do Juninho, com o tempo de 47s508.

Para as provas não há uma preparação especial. “Toda prova é o reflexo do seu treinamento, se você treina certo, vai dar certo”, explica.

União
Assim como para ele o treino reflete no resultado, o apoio da família também é importante. Além do filho, a esposa Sílvia está sempre junto. “Eles me acompanham em todos os eventos que participo e é ela quem cuida, juntamente com minha equipe, de tudo (antes, durante e depois)”, revela ele, que em 2012 ficou apenas três finais de semana em casa, por conta das muitas competições que disputou.

Quando não está na disputa, em meio à adrenalina que tanto gosta, o descanso do campeão é assistir televisão e dormir. Merecedor!

VERBETE

QUEM É
Vagner Simionato, formado em patologia clínica, natural de Duartina (SP), casado com Sílvia Toledo e pai do atleta Wagner Toledo Simionato, de 13 anos.

O QUE FAZ
Criador, atleta e treinador de cavalos Quarto de Milha. Compete nas modalidades de três tambores, cinco tambores, seis balizas e maneabilidade e velocidade.

O QUE FEZ
Ganhou diversos prêmios em quatro modalidades do cavalo Quarto de Milha, entre eles o ABQM Awards, considerado o ‘Oscar’ do esporte equestre.

 

Foto: Arquivo pesssoal

comments powered by Disqus
 
INSTAGRAM
Rua Pinho Pessoa, 755, Fortaleza/CE
CEP 60.135-170
Central de Relacionamento
AgroValor (85) 3270.7650
Copyright © 2006-2014
WSete Design